Esporte e Lazer no Pq. Rizzo em Embu das Artes
Todos os dias o Parque do Lago Francisco Rizzo recebe mais de 250 pessoas que vão o local praticar exercícios físicos. Logo nas primeiras horas da manhã o parque fica repleto de pessoas. Por todos os lados tem gente caminhando, correndo, se exercitando nos equipamentos da academia pública. A tranquilidade e as belezas naturais tornam o parque um lugar ideal para exercitar o corpo e relaxar a mente, favorecendo a saúde e o bem-estar.O parque do Rizzo tem visitantes assíduos de várias partes de Embu e até das cidades vizinhas como Taboão da Serra e Itapecerica. Quem vai lá a primeira vez normalmente volta e indica aos amigos. Por essa razão é crescente o número de pessoas que andam em grupos.
O Centro de Convivência de Embu realiza diariamente várias atividades físicas e artesanais no local. Duas vezes por semana a professora de Educação Física especialista em gerontologia, Marilza Marques, orienta a prática de exercícios na academia pública. “As pessoas estão gostando muito. Cada dia vem mais gente”, observa.
“Eu venho três vezes por semana e acho maravilhoso”, declara maravilhada dona Raimunda Rodrigues de Oliveira, 50 anos, moradora do Valo Verde.
Outra frequentadora assídua do parque, dona Aparecida Santos, 53, moradora do Cercado Grande relata que a prática de exercícios no local a ajuda a manter a saúde bem e a mente arejada. “Aqui é lindo e tem muita gente. Eu venho sempre”, conta.
Há duas semanas o vereador João Leite passou a caminhar no local. Ele afirma que está apreciando a experiência e recomenda a quem ainda não experimentou. “Estou gostando muito já me sinto melhor”, confessa.
O diretor do Parque, Amadeu Pereira de Souza, revela que o número de pessoas praticando atividades físicas no parque do Rizzo aumenta cada vez mais. Ele afirma que o parque o Rizzo existe há 13 anos e observa que os investimentos feitos no local a partir da administração de Geraldo Cruz, continuados pelo prefeito Chico Brito, atraem as pessoas. Para o diretor a reforma na pista de cooper, a iluminação e a academia pública, a instalação das câmeras de segurança valorizaram o local.
O próprio diretor é um exemplo de como a prática de exercícios ajuda a melhorar a qualidade de vida. Ele revela que quando assumiu o parque estava com 95% das artérias do coração com entupimento, e, graças aos exercícios e caminhadas no local conseguiu reverter o quadro.
“Quando acaba o expediente eu troco de roupa e vou caminhar. Os médicos me disseram que meu caso é um dos poucos em que a pessoa se recuperou”, conta.
