Com janela partidária, vereadores da região poderão trocar de partido a partir desta quinta, 05

Por Gabriela Pereira - Especial para o Jornal na Net | 4/03/2020

Os vereadores da região que pretende disputar a reeleição ou a prefeitura de sua cidade poderão trocar de partido sem sofrer prejuízo ao mandado a partir desta quinta-feira, dia 5, com a chamada janela partidária, que termina em 3 de abril, seis meses antes do pleito.

A votação para o primeiro turno acontece dia 4 de outubro e para o segundo, nos locais onde haverá necessidade, dia 25 do mesmo mês.

Segundo o calendário oficial das eleições, com o final do prazo para a mudança de sigla, os partidos também terão que estar devidamente registrados com no Tribunal Superior Eleitoral para disputarem.

Os eleitores também precisam ficar atentos, pois no dia 6 de maio acaba o prazo para solicitação de alistamento, transferência de título ou regularização de pendências, como o cadastramento biométrico em cidades em que o procedimento se tornou obrigatório para votação.

De julho a agosto, devem ser realizadas as convenções partidárias para a escolha de candidatos. E, no dia 15 de agosto, se encerra o prazo para o registro de candidatura.

Em setembro, no dia 19, nenhum candidato poderá ser preso, a não ser que seja em flagrante. Já a partir do dia 29 do mesmo mês a regra também passará a valer para eleitores.

Comentários