Dr. Ronaldo Onishi homenageia comerciantes históricos do Jd. Maria Rosa com medalha 19 de fevereiro

Por Gabriela Pereira - Especial para o Jornal na Net | 22/02/2020

O vereador dr. Ronaldo Onishi (SD) homenageou com a entrega da medalha 19 de fevereiro na sessão solene realizada na quarta-feira, em comemoração aos 61 anos de Taboão, duas importantes figuras da cidade, Paulo Koiti Shirazawa e o senhor Massagi Maruyama, tidos como comerciantes históricos do Jardim Maria Rosa. A honraria é concedida a pessoas que tiveram grandes contribuições na construção e no crescimento da cidade.

“Os dois não tem nome em português. São japoneses que vieram para o nosso bairro e eu fiz questão de vir aqui, de trazê-los aqui hoje porque é a oportunidade que eu tenho de estar homenageando essas duas ilustres pessoas”, ressaltou Onishi enérgico. "Eles ajudaram a construir Taboão da Serra, ajudaram a construir o nosso querido bairro com muito suor, com muita lágrima”, afirmou ainda o vereador.

Paulo Koiti chegou ao Jd. Maria Rosa em 1951, uma curiosidade que o nome "Paulo" não consta na certidão de nascimento, mas é o nome com o qual é conhecido, inaugurou o primeiro mercado no Jd. Maria Rosa, por meio do qual ajudou a comunidade e é lembrado até hoje pelos moradores. “Tem uma foto no álbum da minha vó, que tem ele. Com a primeira perua que ele comprou, levou a gente para Aparecida do Norte. Foi uma promessa que ele fez, quando comprasse o primeiro carro levaria a gente”, lembrou Angela do Rosário Gomes, de 60 anos.              

Já seu Massagi Maruyama chegou ao bairro em 1949. Hoje, com 84 anos, também é lembrado pela população do bairro por causa da sua plantação de hortaliças que a muitas famílias ajudou. “Quem não lembra do senhor, com as mãos calejadas, plantando as suas hortaliças e ajudando a população? Por isso hoje o seu Massagi é lembrado e reconhecido pelos moradores”, ressaltou o vereador sobre Massagi, que hoje tem uma pastelaria tradicional no bairro, além dos pastéis deliciosos sua especialidade é o caldo de cana, que generosamente completa os copos com está deliciosa bebida, e esse ato que virou sua marca deu o nome de  "chorinho".

 

Comentários