Secretaria de Transportes inspeciona táxis que atuam em Taboão da Serra

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 20/02/2020

A Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (SETRAM) inspeciona os táxis com permissão para atuar no município.  A vistoria é feita de forma periódica, duas vezes por ano, a fim de garantir a segurança dos usuários, e é requisito para a prestação do serviço na cidade.

 

De acordo com Dr Gerson Brito, secretário de Transportes, “os agentes responsáveis pela inspeção são incumbidos de verificar itens dos sistemas de iluminação, freios, direção, eixos, suspensão, pneus, rodas, entre outros componentes obrigatórios”, conforme prevê a legislação que regulamenta o tema.

 

De acordo com Portaria SETRAM Nº GS 028/2019, devem estar em boas condições de uso, itens de segurança como freio de estacionamento, cintos de segurança, faróis, pneus e limpadores de parabrisa. Ainda, “macaco”, estepe, espelho retrovisor, lanterna de freios, velocímetro e extintor de incêndio, dentre outros.

 

A fim de dar mais celeridade ao processo, e maior adesão dos permissionários, a Secretaria de Transportes adotou a vistoria in loco. “Com o novo protocolo, as inspeções são realizadas nos pontos de partida dos taxistas”, explica o secretário, que informou que cerca de 60% dos atendimentos já foram feitos na modalidade.

 

Para facilitar o processo de vistoria, a secretaria de Transportes disponibiliza, desde 2017, o agendamento pela Internet. Para o acesso online, os interessados devem ir ao endereço eletrônico www.taboao.cobrasin.com.br, clicar no ícone “vistoria veicular” e preencher as informações em “Agendar Nova Vistoria”.

 

A inspeção veicular é obrigatória, prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e requisito também para emissão de alvará para prestação do serviço. É considerada infração grave veículos que forem pegos sem portar autorização, cabendo multa, pontuação na carteira e até retenção do automóvel.

 

SERVIÇO

 

Departamento de Trânsito de Taboão da Serra – DEPTRAN

Rua Nicolino Bentivegna, 90 – Jardim Bontempo

Telefone: (11) 4787-3610 ou (11) 4787-3620

Email: setram@taboaodaserra.sp.gov.br

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Agendamento:  www.taboao.cobrasin.com.br

 

Comentários