Taboão da Serra recebe 7º edição do Ano Novo Chinês neste domingo, 9

Por Gabriela Pereira - Especial para o Jornal na Net | 7/02/2020

A cidade de Taboão da Serra receberá neste domingo, dia 9, das 14h às 20h, na Praça Nicola Vivilechio, a 7º edição do Ano Novo Chinês, festividade que celebra o início do ano do Rato, que começou em 25 de janeiro e termina em 12 de fevereiro de 2021. Com vasta programação, o evento é promovido pela Associação Taboão da Serra Kung Fu Garra de Águia Lily Lau, com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e de Cultura. 

Para quem desenha conhecer e entender mais sobre a cultura chinesa, a festa é uma ótima oportunidade. Originária da China, ela comemora a chegada do Ano Novo em alguns países orientais, que adotam o calendário lunissolar, diferente do utilizado no Ocidente.

A festa já se tornou tradição em Taboão da Serra e este ano promete uma “comemoração bem alegre, em prol de trazer mais prosperidade, saúde para todo país, assim como a gente também busca para Taboão da Serra”, afirma Fábio Lachi, organizador do evento.

A comemoração reunirá cerca de 10 escolas de Taboão e de outras cidades para fazer demonstrações de Kung Fu e Tai Chi Chuan. Também haverá as tradicionais danças do leão e do dragão chinês, uma apresentação de um rapper oriental da liberdade, acupuntura oricular, barracas típicas e, dado o panorama mundial, haverá uma palestra sobre o Coronavírus.

“A gente sempre espera que no ano seguinte seja melhor que o outro nessa parte do interesse público”, disse Fábio. Segundo ele, no ano passado apesar do período de chuva, houve cerca de 400 participantes. Este ano, a expectativa é que o público seja ainda maior.

Segundo Fábio, o Ano Novo Chinês foi trazido para Taboão pela “procura que tem em cima de uma cultura tão rica quanto a chinesa”. Ele também destacou o interesse nos últimos anos pelo Kung Fu, arte marcial chinesa, em diversos polos da cidade, sejam nos núcleos de ensino disponibilizados pela prefeitura ou nas academias da cidade, e também falou dos benefícios da festividade para a cidade.

“A gente teve uma alavancagem do esporte muito grande devido à procura. É um trabalho feito com muita responsabilidade, levando para as crianças uma modalidade disciplinar e altamente positiva, isso faz com que a gente criie um incentivo para trazer essa festa que trabalha não só o desporto, mas também o socio-cultural”, finalizou.

Serviço

Comentários