Eleitores de Taboão, Itapecerica e região que não cadastraram biometria poderão regularizar situação a partir do dia 2 de janeiro

Por Gabriela Pereira - Especial para o Jornal na Net | 20/12/2019

Os eleitores de Taboão da Serra, Itapecerica da Serra e demais cidades da região que não cadastraram a biometria até esta quinta-feira, dia 19, quando terminou o prazo para realizar o processo, poderão regularizar a situação com Justiça Eleitoral a partir do dia 2 de janeiro. Esta pode ser a última chance do eleitor que ainda não fez biometria votar nas eleições de 2020.

O último dia de biometria causou grande alvoroço e enormes filas em torno aos cartórios das cidades. Em Taboão, uma fila de quase 1 km tomou conta da rua Armando de Andrade, onde se localiza a Central de Atendimento ao Eleitor, e os agentes de trânsito precisaram intervir desviando o trafego de carros para as ruas paralelas.

Nas zonas eleitorais com intensa movimentação, a recomendação  era para que os eleitores retornassem em janeiro para regularizar a situação. Por não se tratar de uma extensão do prazo de cadastramento, o título de eleitor ficará do munícipe ficará suspenso até que ele fique em dia com a Justiça Eleitoral.

Para serem atendidos, também será necessário agendar no site do TRE-SP e comparecer no local munido de um documento oficial com foto, comprovante de residência e título de eleitor. Não é cobrado nenhum valor de multa para a regularização.

Em Taboão da Serra, segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral nesta sexta-feira, dia 20, mais de 60 mil eleitores não realizaram o procedimento e precisarão retornar em janeiro. A situação se repete em Itapecerica da Serra, onde cerca de 39 mil pessoas de uma população votante de 118.637 precisarão voltar ao cartório eleitoral.

Na região, a cidade de Embu-Guaçu foi a que teve maior índice de adesão ao cadastramento. 44.759 de eleitores de 55.958 fizeram o procedimento e apenas 11.226 precisarão regularizar a situação do título de eleitor. Em Juquitiba, 5.808 precisarão ficar quites com a Justiça Eleitoral, e em São Lourenço, o número cai para 3.385. Juntas, as duas cidades têm 35.980 eleitores e destes 26.787 fizeram a biometria

Comentários