Cadastramento biométrico se encerra em quatro dias em Taboão, Itapecerica e demais cidades da região

Por Gabriela Pereira - Especial para o Jornal na Net | 15/12/2019

Os moradores de Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Juquitiba e São Lourenço que ainda não cadastraram a biometria têm até esta quinta-feira, dia 19, para realizarem o procedimento. É necessário agendar uma data e horário para ser atendido (clique aqui para agendar). No dia, é preciso levar documento oficial com foto, comprovante residência e título de eleitor.

Em Taboão da Serra, a biometria é realizada pela recém-inaugurada Central de Atendimento ao Eleitor, que fica no Parque Santos Dumont e abriga as duas zonas eleitorais da cidade, a 324º e 416º . O local tem capacidade para realizar 1.500 atendimentos diários.

Já em Itapecerica o procedimento é feito na 201º ZE, no Jardim Santa Isabel. Na cidade, os eleitores também contam com o posto de atendimento do Itapecerica Shopping, na Avenida Quinze de Novembro, na região central.

Os moradores de Juquitiba e São Lourenço devem ficar atentos, pois a zona eleitoral que atende os dois municípios é a de Itapecerica da Serra. Em Embu-Guaçu, os moradores dispõem da 370º ZE para fazer a biometria.

Quem não realizar a biometria terá o título de eleitor cancelado e não poderá votar na próxima eleição. Além disso, sofrerá sanções civis e não poderá participar de concurso público, tirar passaporte, se matricular em faculdade e nem realizar empréstimos de bancos ou instituições financeiras geridas pelo poder público.

O procedimento está sendo implementado com o objetivo de trazer mais segurança para as eleições e envolve a coleta das impressões digitais, fotografia, atualização dos dados cadastrais e assinatura digitalizada. Leva em média apenas 15 minutos.

Dados da biometria na região

Taboão da Serra é a terceira maior cidade do estado onde a biometria é obrigatória, no entanto, o índice de adesão ao procedimento até agora é baixo. Apenas 70% dos 215.633 eleitores realizaram o procedimento, ou seja, 151.083 do total. 

Em Itapecerica a tendência de pouco cadastramento também segue. A cidade tem uma população votante de 118.568 pessoas, no entanto, até agora 77.481 dela fez o cadastramento, uma média de apenas 65%.

Em Embu-Guaçu faltam cadastrar apenas 22% de eleitores. A cidade tem 55.906 pessoas aptas a votar e, dessas, 44.144 já realizaram a biometria. Já Juquitiba e São Lourenço têm, juntas, 35.929 eleitores. Deles, 26.206 já fizeram a biometria.

Serviço

Taboão da Serra 

Central de Atendimento ao Eleitor 

Onde: Avenida Armando Andrade, nº1.315, no Parque Santos Dumont

Itapecerica da Serra, Juquitiba e São Lourenço

Cartório eleitoral da 201ºZE

Onde: na Rua David Farah, nº 25, Jd. Santa Isabel

Embu-Guaçu

Cartório eleitoral da 370ºZE

Onde: Rua Cel. Luiz Tenório de Brito, 530, Centro

Comentários