Pai de menina com leucemia em Embu-Guaçu se mobiliza para conseguir doadores de sangue

Por Gabriela Pereira - Especial para o Jornal na Net | 3/12/2019

O Samuel Pinto da Silva, pai da pequena Julia Guedes Pinto, de apenas 6 anos, se mobiliza na internet para conseguir doadores de sangue para a filha, que faz tratamento de leucemia linfoblástica aguda no Hospital Infantil Darcy Vagas, na zona sul de São Paulo. A família mora em Embu-Guaçu e luta desde abril contra a doença de Júlia.

A pequena já ficou internada oito vezes, mas já recebeu alta. Agora ela precisa ir toda a semana ao hospital para fazer exames e a quimioterapia. “Cada parte do tratamento é de um jeito. Às vezes é a quimioterapia de 6 horas por 3 dias, às vezes é injeção. Cada vez é um protocolo”, explica o pai.

A família de cada criança internada precisa conseguir doares, por isso todo o sangue doado pode ajudar não somente Júlia, mas também outras crianças que fazem tratamento para diversos tratamentos de câncer no hospital. “Têm pessoas que não tem muitos contatos, aí acabam indo poucos doadores”, disse Samuel. 

“O câncer é combatido pela quimioterapia. E toda vez que a pessoa faz esse tipo de tratamento, normalmente, ou a própria doença, faz baixar a imunidade, a hemoglobina, as plaquetas e aí automaticamente, pelo tratamento e pela doença, a pessoa tem que fazer transfusão de sangue.  Tem muita necessidade de doadores de sangue. O estoque está baixo e com as festas chegado, abaixa mais”, explicou ainda Samuel.

Para ser um doador, é necessário ter mais de 50kg, ser maior de 16 anos e se tiver tatuagem, tem que ter feito há mais de 12 meses.

Pensando em ajudar não só a filha, o morador de Embu-Guaçu está organizando uma caravana para que pessoas possam doar sangue. Um ônibus sairá da sede da prefeitura da cidade no dia 14 para levar os interessados em ajudar até o hospital. No entanto, quem quiser ir antes da caravana pode apresentar os seguintes dados no hospital Julia Guedes Pinto
D/N 17/09/2013,  RE: 184115 Tratando Leucemia LLA no Hospital infantil Darcy Vargas. É necessário levar um documento oficial com foto. 

 

 

Comentários