“Dia D” de vacinação contra o sarampo acontece neste sábado, 19, em Taboão e região

Por Gabriela Pereira - Especial para o Jornal na Net | 17/10/2019

Neste sábado, dia 19, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra e demais cidades da região abrirão para o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que encerra sua primeira fase dia 25 de outubro.

Para receber a dose, é necessário apresentar carteirinha de vacinação, cartão do SUS ou documento oficial com foto. Desta vez, o público-alvo são crianças a partir de 6 meses e com menos de 5 anos.

De acordo com o calendário vacinal, a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, deve ser tomara aos 12 e 15 meses, no entanto, segundo o Ministério da Saúde, neste ano, crianças entre 6 e 11 meses devem receber a “dose zero” e depois devem seguir normalmente com o cronograma de vacinação.

Ainda de acordo com o órgão federal, a meta é vacinar 2,6 crianças da faixa prioritária e, para isso, foram adquiridas 60,2 milhões de doses. A segunda etapa da campanha, que terá como público-alvo jovens de 20 a 29 anos, começa dia 18 de novembro e vai até dia 30 do mesmo mês.

O sarampo é uma doença viral grave e altamente transmissível. Seus principais sintomas são febre, mal-estar, tosse, dores musculares, espirros, nariz escorrendo e manchas vermelhas na pele.

Comentários