Desfile Cívico de 7 de setembro lota Arena Multiuso e traz as manifestações culturais brasileiras

Os alunos da rede municipal de ensino de Taboão da Serra mais uma vez fizeram bonito no tradicional desfile cívico do 7 de setembro, em comemoração à Independência do Brasil. Com o tema “As Manifestações Culturais Brasileiras”, as escolas, uma a uma, desfilaram com os alunos e trouxeram para a Arena Multiuso as características de cada região e de cada estado do pais. (Veja mais fotos clicando aqui)

A festividade contou com a presença do prefeito Fernando Fernandes, da deputada Analice Fernandes e dos secretários municipais João Medeiros, Daniel Bogalho, Sandra Pereira, Raquel Zaicaner, Wanderley Bressan, Laura Neves e Daniel Moniz, além dos vereadores Cido da Yafarma, Rita de Cássia, Priscila Sampaio, Johnatan Noventa, Erica Franquino, Bodinho e Eduardo Nóbrega.

Os Guardas Civis Municipais (GCM) da cidade abriram a festividade. Logo em seguida, os alunos logo tomaram a avenida. As Escolas Municipais Infantis (Emis) vinham à frente com os pequenos mostrando as características de cada região, seguidas pelas Escolas Municipais de Ensino Fundamental, que traziam as peculiaridades de cada estado.

O secretário de Educação, João Medeiros, classificou o desfile de uma forma muita “positiva” e elogiou o trabalho dos professores da rede municipal. “O trabalho que esses profissionais fazem é extraordinário”, disse. Medeiros também destacou que no desfile, além de comemorar a independência do país, os alunos também “trocam saberes” entre eles e o público. “Todo o ano vai melhorando. O público presente aprende com produção deles e eles também aprendem com as produções de outras escolas”, pontuou.

Além do colorido, que encheu os olhos do público que lotou a Arena, o ponto alto da apresentação foi a participação do artista Guataçara Monteiro, de Santarém, do Pará, que teve seu trabalho exposto pelas crianças da Aracy de Abreu Pestana e veio a São Paulo desfilar ao lado delas. Também participaram algumas entidades da sociedade e uma escola estadual, a Reverendo Pereira Almir.

A maioria dos materiais usados pelos alunos eram recicláveis. Com eles, foram reproduzidos aviões, barcos, bonecos de Olinda, céus, mares, rios, fantasias e carros alegóricos.  No final, para encerrar a programação com chave de ouro, os Legionários de Aço Moto Club desfilaram com suas motocicletas e fizeram um verdadeiro buzinaço.

 

Comentários