Bebês de 6 meses são inclusos na campanha contra o sarampo em Taboão e devem tomar vacina

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 2/08/2019

Agora, por determinação do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paula, bebês a partir dos seis meses devem tomar uma dose da vacina contra o sarampo em Taboão da Serra, aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. A dose extra não altera o calendário vacinal e as crianças devem retornar às UBSs ao completar 12 e 15 meses para o reforço da imunização. 

A campanha acontece em Taboão da Serra até dia 16 de agosto. No sábado, 27, com o “Dia D” da vacina, a Secretaria de Saúde aplicou 6720 vacinas imunizando 3723 pessoas entre 15 e 29 anos que é o público-alvo da campanha. 

A Secretaria de Saúde do município ainda informa que, além do grupo de prioridade, a dose também será aplicada nas pessoas de 01 a 15 anos, faixa etária que precisa tomar a dose conforme calendário vacinal, e dos 29 aos 59 anos, que devem tomar pelo menos uma vez.

 

A vacina é a forma mais eficaz de combater a doença e de acordo com a Secretaria de Saúde de Taboão da Serra o município conta com 33 notificações, sendo dois confirmados, 23 em análise, sete descartados e um caso de reação da vacina.

“Não existe outro método para combater o Sarampo senão tomar a vacina tríplice viral contra o sarampo, rubéola e caxumba. As pessoas precisam se conscientizar que é uma doença muito grave que pode levar a morte. Portanto faço um apelo para que procurem a UBS mais próxima da sua residência e assim possam ser imunizados”, ressaltou a secretaria de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner.

O sarampo é uma doença viral, altamente transmissível. Os principais sintomas são febre, tosse, coriza, conjuntivite e exantema (manchas avermelhadas pelo corpo). Passa de pessoa para pessoa através de secreções expelidas pelo doente ao tossir, respirar e falar. “Estamos falando de uma doença muito grave que pode levar a morte, mas tomando a vacina tríplice viral contra o sarampo, rubéola e caxumba as pessoas ficam imunes” explicou a secretaria de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner. 

Para vacinar é necessário levar a carteirinha de vacinação, o cartão SUS e o documento de identidade.

Serviço

Vacinação contra Sarampo (rubéola e caxumba)

Local: Unidades Básicas de Saúde de Taboão da Serra

Data: até o dia 16 de agosto

Horário: 8h às 17h

 

Comentários