Turismo é debatido pelas cidades do Conisud

Por Outro autor | 27/01/2011

Com objetivo de alavancar o turismo na região e implantar cursos na área pela Unifesp, representantes do setor de turismo das seis cidades que formam o Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste de São Paulo (Conisud), Embu, Taboão, Itapecerica, São Lourenço, Juquitiba e Embu-Guaçu se uniram na realização do Workshop de Desenvolvimento do Turismo realizado nesta quinta-feira, dia 27, no Hotel Rancho Silvestre, em Embu das Artes.

O Workshop teve como meta elaborar propostas capazes de viabilizar o desenvolvimento sustentável por meio de políticas públicas ambientais, além dos cursos na área, que serão voltados para atender às necessidades e características da região.

A discussão foi amplamente voltada para o turismo, seus desafios e perspectivas. Como produto do Workshop será construída uma proposta de cursos de extensão voltados para o turismo regional, que será entregue para a pró-reitora de extensão da Unifesp, Eleonora Menicucci de Oliveira. Os cursos serão aplicados no futuro campus no Parque da Várzea do Rio Embu-Mirim cujo início das obras está previsto para o primeiro semestre desse ano.

Chico Brito, prefeito de Embu e presidente do Conisud, revelou que o Ministério do Turismo já demonstrou interesse em investir no desenvolvimento da área na região, se houver o engajamento das cidades na proposta de desenvolvimento do setor turístico.

“Desenvolvimento sustentável não deve ser apenas uma expressão de modismo. É a forma de gerar emprego, renda e desenvolvimento para a região aproveitando as nossas riquezas naturais e as nossas características”, contou Chico Brito.

“Não podemos esquecer que a nossa região é multivocacional. Temos várias faces do turismo aqui e o potencial necessário para manter o turista mais tempo, estimulando assim, a geração de emprego, renda e o desenvolvimento”, analisa Chico Brito.

Os participantes do workshop assistiram palestras sobre Ação Local, ministrada pelo professor titular da PUC, Ladislau Dowbor, Experiências de Sucesso em Turismo, que terá como palestrante Deise Bezerra, técnica da Secretaria Estadual de Turismo do Paraná.

Acompanharam o Workshop a vice-prefeita de Taboão, Márcia Regina, o presidente da ACE de Taboão, José Batista, o presidente da Acise, Hillman Abrach, empresários, secretários municipais, presidente da Câmara de Itapecerica, Amarildo Gonçalves (Chuvisco) e Silvino Bonfim (Embu).

Texto: Karen Santiago e Sandra Pereira

 

Comentários