Inverno deve ser menos frio, com temperaturas similares ao outono, diz previsão do tempo

Por Mariana Lemos | 21/06/2019


O inverno começa nesta sexta-feira, 21 de junho, às 12h54. E as previsões são de poucos dias de frio intenso, se concentrando em apenas um mês, com dias com "cara de outono" — com "tardes relativamente quentes e noites amenas, eventualmente frias no Sul, no Sudeste e em parte do Centro-Oeste", traz o Climatempo.

A previsão do tempo para o inverno 2019 é de dias mais quentes do que o normal e tudo tem a ver com o El Niño. Descrito como o fenômeno de aquecimento acima do normal da porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial, na altura da costa do Peru, e ele que vai dificultar a entrada do ar frio de origem polar no Brasil.

Por essa razão, Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste, de acordo com o Climatempo, devem ter dias com jeito de outono. Apenas o estado de Mato Grosso do Sul pode ter, durante a estação, alguns momentos de resfriamentos causados pela passagem do ar polar.

O Climatempo prevê que o frio no inverno desse ano vai se concentrar no mês de julho. Segundo a previsão do tempo esse é o mês em que os brasileiros têm maior chance de passar de 4 dias a uma semana de friozinho, já que devem passar duas grandes frentes frias pelo País neste período.

Aliás, é em julho que há risco de geada na região Sul. Prepare-se: segundo o Inmet, apesar de os três meses de inverno terem temperaturas médias acima da média climatológica na região, também será em julho que as temperaturas mínimas por lá podem atingir valores abaixo de 0ºC em áreas serranas e de planalto.

Agosto e setembro
O Climatempo indica que agosto e setembro terão os mesmos dias outonais do início da previsão, com as tardes relativamente quentes e frio "ameno" de noitinha no Centro-Sul do Brasil. Vale lembrar que o inverno termina em 23 de setembro às 4h50 (horário de Brasília), dando início à primavera.

Nas Regiões Sul, Sudeste e parte da Região Centro-Oeste do Brasil, as temperaturas mínimas variam entre 12ºC e 18ºC, chegando a valores inferiores a 10ºC nas regiões serranas. As máximas vão de 18ºC a 28ºC.

Nas Regiões Norte e Nordeste, as temperaturas mínimas devem variar em torno de 22ºC e a máxima, entre 30ºC e 32ºC.

Comentários