Meio Ambiente discute ações, demandas e políticas públicas sustentáveis para Taboão em audiência pública
A Secretaria do Meio Ambiente junto com a Comissão Permanente do Meio Ambiente da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizaram nesta quinta-feira, 6, uma audiência pública para discutir com a população sobre as ações, as demandas e as políticas públicas sustentáveis voltadas para o município.
A secretaria da pasta municipal, Sandra Pereira, falou sobre a atuação que o poder público tem nas ações ambientais da cidade e destacou o trabalho que vem sendo feito junto à comunidade para conscientização, como o plantio de árvores nos bairros e nas escolas.
“Esse trabalho com a população é fundamental. A prefeitura plantava muitas árvores, mas as pessoas acabavam não cuidando, aí pensei ‘vamos experimentar plantar junto com as pessoas”, conta. A experiência do plantio com os moradores, segundo a secretaria, deu certo e gerou outras demandas. “Hoje nós temos uma lista áreas para receber plantio por conta dessa abertura junto com a população”, completou.
Sandra também destacou o importante papel da Cooperzagatti na cidade e a política que será destinada a ela. “Nós criamos uma agenda que eu chamo de incentivo e valorização. Vamos levar todos os agentes públicos e a sociedade civil para que eles possam conhecer mais sobre a Cooperzagatti e multiplicar a informação de que nós temos uma cooperativa onde você pode entregar seu material reciclado” explicou.
A secretaria ainda falou sobre outras ações da pasta, como o Taboão Sustentável, projeto que vai integrar diversas secretarias municipais, o mapeamento arbóreo do Parque das Hortências, a criação da equipe de plantio e, ainda, a participação com o instituo Olinto para a doação de mudas e a parceria com as empresas para o plantio na Arena Multiuso.
O vereador Ronaldo Onishi, presidente da Comissão, disse que “quer dar visibilidade à questão do meio ambiente” e que vai “trabalhar junto ao Governo para modernizarmos a legislação e assim permitir ações concretas de políticas públicas que vão ao encontro com realidade da cidade”, disse.
Ao longo da reunião, também foram levantadas demandas da pasta, como exemplificou o presidente da Comissão em relação à “modernização da Lei de Compensação Ambiental visando possibilitar o recebimento de máquinas e insumos para o plantio” e, ainda a “adequação da legislação atual para que Taboão possa se enquadrar no Município Verde”.
O vice-prefeito, Laércio Lopes, também esteve presente parabenizou a Secretaria, destacando ainda a importância da as ações de conscientização de preservação do Meio Ambiente feitas juntas às crianças e à população. "Eu me emocionei lá na EMI Luca em ver aquelas crianças plantanto aquelas árvores, dizendo que iam cuidar da árvore. Eu acho que só plantando semente no coração destas crianças é que nós vamos mudar e mudar bastante nossa cidade.
O vereador Dr. Eduardo Nóbrega, Membtro da Comiissão do Meio Ambiente, destacou que "estava esperando uma oportunidade para elogiar esse trabalho maravilhoso que a secretaria vem desenvolvendo". "Temos que ter essa visão voltada para o futuro, para as próximas gerações, porque uma árvore plantada hoje levará anos para crescer e cumprir seu papel no ecossistema”, disse.