Grupo Clariô apresenta 8º Mostra Mario Pazini em Taboão até 10 de junho

Por Gabriela Pereira - Especial para o Jornal na Net | 31/05/2019

O Grupo Clariô de Teatro apresentará com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Taboão, a 8º Mostra Mário Pazini de Teatro do Gueto, com espetáculos teatrais gratuitos para a população até dia 10 de junho. Este ano, o circuito de apresentações, que tem como tema máscaras e teatro de bonecos, também acontecerá no Sesc Campo Limpo e na Praça Luiz Gonzaga e receberá artistas de outros estados.

“A cidade de Taboão da Serra precisa se orgulhar e se sentir muito honrada de ter um coletivo de teatro que é um verdadeiro quilombo de resistência da cultura popular. Eles são muito bons no que fazem”, disse o secretário de Cultura, Wanderley Bressan, ao anunciar o apoio da prefeitura. “O que eles vão oferecer para a cidade durante esses dias é de uma riqueza e de um ganho cultura imensurável”, completou.

 “Vão vir grupos da cidade de Taboão, da cidade de São Paulo, do Estado e Minas Gerais, em Belo Horizonte, e do Ceará. São grupos de referência no Brasil dentro da temática”, ressaltou Washigton Gabriel, produtor geral. Ele também destacou que, por conta da parceria do Sesc e da Prefeitura, o grupo vai conseguir levar pela primeira vez uma apresentação “para fora do espaço”.

Martinha Soares, da produção executiva, também aproveitou para falar da composição do coletivo. “Hoje somos em seis integrantes. Todos somos atores e nos dividimos em outras funções. Produção, financeiro, direção, cenário, iluminação e figurinistas. Todo mundo faz tudo aqui”, disse.

Durante a mostra, serão disponibilizados por espetáculo cerca de 80 ingressos. E para retirá-los, Martinha ainda recomenda que as pessoas cheguem com “20 ou 30 minutos de antecedência”. Escolas da cidade também podem participar e levar os alunos nas apresentações.

O Grupo Clariô é um coletivo de teatro popular que surgiu em 2002 na cidade de Taboão da Serra e tem como objetivo “discutir arte produzida pela periferia, na periferia e para a periferia”, “pensando e produzindo o teatro nas bordas da metrópole”. Além da mostra, o grupo tem programações o ano inteiro, como o Sarau do Binho, Quinta às 8, Capoeira e a própria temporada do grupo.

Programação:

30/05- 20h, Máscaras e Teatro de Bonecos- Espaço Clariô de Teatro

31/05- 20h, Mamulengo da Folia e A Folia No Terreiro de Seu Mane Pacaru- Espaço Clariô de Teatro

01/06- 15h, Dual Cena Contemporânea e Chullos- Praça Luiz Gonzaga

02/06- 15h, Esparrama e Navegar- Espaço Clariô de Teatro

03/06- 20h, A Vedete- Espaço Clariô de Teatro

04/06- 15h, CIA dos Inventos e Contos Fantásticos- Espaço Clariô de Teatro

05/06- 20h, A Saga de João Caixote- Espaço Clariô de Teatro

06/06- 20h, Formosura de Teatro e Os miseráveis: O Óleo da Máquina- SESC Campo Limpo

07/06- 20h, O que é o “Teatro Brincante”? A fusão da linguagem do teatro brincante e do teatro popular- SESC Campo Limpo

08/06-14h, Tambor Mineiro- SESC Campo Limpo

08/06- 16h, Formosura de Teatro e Boi Estrela- SESC Campo Limpo

09/06- 11h, Ator e Boneco em Cena- SESC Campo Limpo

09/06- 20h, Galanga, Chico Rei- SESC Campo Limpo

10/06- 20h, Sarau do Binho- Espaço Clariô de Teatro

Serviço:

Espaço Clariô de Teatro
Local: Rua Santa Luzia, 96, Vila Santa Luzia- Taboão da Serra

Praça Luiz Gonzaga
Local: Praça Luiz Gonzaga- Vila Carmelina Gonçalves- Taboão da Serra

Sesc Campo Limpo
Local: Rua Nossa Sra. do Bom Conselho, 120, Campo Limpo
Entrada Gratuita

Comentários