Taboão, Embu e Itapecerica têm mais de 10 mil títulos de eleitores cancelados

Por Redação | 30/05/2019

A Justiça Eleitoral cancelou mais de 10 mil títulos de eleitores em Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra por não comparecerem nos três últimos pleitos. A lista de municípios foi divulgada na última sexta-feira, dia 24.

Em Taboão, dos 208.738 eleitores, 4.485 tiveram o título suspenso. Em Embu, onde há 181.821 votantes, o número foi menor, apenas 3.052. E em Itapecerica, o número de cancelamentos foi de 2.547 de um total de 115.883 eleitores.

O munícipe que quiser consultar sua situação com a Justiça Eleitoral, pode acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), indo na aba “Serviços ao Eleitor – Situação eleitoral – Consultar a situação eleitoral”.

Quem teve o título cancelado deverá pagar multa correspondente à ausência às urnas e, em seguida, poderá fazer a regularização da sua situação no cartório eleitoral de seu domicílio, levando documento de identificação oficial original, comprovante de residência recente e o título, se ainda o possuir.

Com o título cancelado, o eleitor poderá ter impedimentos na obtenção de passaporte, carteira de identidade e empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo.

A irregularidade também pode gerar dificuldades para inscrição, investidura e nomeação em concurso público; e renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.

 

Comentários