Palestras sobre “Mudanças de Hábitos de vidas” atraem 165 servidores da Prefeitura de Taboão da Serra

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 27/05/2019

A Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) da Prefeitura de Taboão da Serra promoveu no final de abril a terceira edição do Ciclo de Palestras para a Saúde do Servidor. O encontro realizado no auditório do Senac contou com a participação de 165 funcionários públicos municipais.

À ocasião, foram realizadas três palestras, duas delas abordaram assuntos relacionados ao tema “Mudança de hábitos de vida” e uma sobre troca de atestados. O enfermeiro do trabalho Francisco Estênio Bastos da Silva, tratou sobre o Decreto Municipal nº 118/2011, que regulamenta a concessão de licenças médicas.

Dr. Júlio Pereira, médico do trabalho e coordenador da equipe de Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), falou sobre doenças cardiovasculares, fatores de risco e como prevenir. “Segundo o Ministério da Saúde, as doenças cardíacas causam 300 mil óbitos por ano só aqui no Brasil, pois isto a relevância do tema e porque devemos tratar os fatores de risco como hipertensão, obesidade, tabagismo, colesterol LDL elevado e HDL baixo, diabetes e estresse”, disse.

O endocrinologista e médico do trabalho, Dr. Felipe Pazzini Moreira, abordou a diabetes e mudanças de estilo de vida. “De acordo com a Organização Mundial de Saúde, por ano, 73% das mortes no Brasil são causadas por doenças evitáveis e não transmissíveis, como o diabetes, hipertensão, doenças renais e respiratórias”, explica. “Por mais que seja difícil, é preciso dar o primeiro passo. Pequenos atos são suficientes para mudar a rotina. Se a gente não ousar a fazer determinadas atitudes, elas nunca irão se concretizar. Arrisquem, se proponham a fazer novas atividades. É preciso novos atos para mudar a rotina”, afirmou.

Por onde começar?

Serviço:
Secretaria de Gestão de Pessoas
Praça Miguel Ortega, 298 - Parque Assunção
Engenharia do Trabalho: 4788-5343
Medicina do Trabalho: 4788-5433
Serviço Social: 4788-5317
Psicologia: 4788-5401

 

Comentários