Itapecerica completa 142 anos nesta quarta-feira e terá programação durante todo o mês

Por Redação | 7/05/2019

A cidade de Itapecerica da Serra completa nesta quarta-feira, dia 08, 142 anos de emancipação político-administrativa. E para comemorar, a prefeitura irá promover durante todo o mês, eventos e atividades na cidade, que já tiveram início na sexta-feira, dia 3, com a Reza de Santa Cruz.                 

No fim de semana, a programação seguiu a todo vapor. No sábado, 4, teve passeio monitorado ao Parque da Represinha para moradores e turistas, Zonal de Karate Interestilos, e Missa de Ação de Graças.

Já no domingo, 5, a Avenida XV de Novembro foi tomada pelos alunos da escola municipais, que realizaram o tradicional desfile de comemoração com o tema “Uma Viagem Fantástica ao Mundo da Literatura Infantil”.

Nesta semana, a comemoração ainda terá sessão solene na quarta-feira, 8, na Câmara Municipal, e inauguração da Escola Municipal de Artes e Cultura na sexta-feira, dia 10, no Largo da Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres.

Um dos eventos mais esperados é o show do grupo Só Para Contraria e  da dupla Thiago e Graciano, previsto para sábado, dia 18 de maio, na rua Machado de Assis, às 17h. O restante da programação pode ser conferida no site da prefeitura.

História

Itapecerica da Serra é a cidade mais antiga da região e tem sua história iniciada no século XVI, quando jesuítas chegaram à região e fundaram um aldeamento sob a invocação de Nossa Senhora dos Prazeres.

A origem do nome “Itapecerica” provém do tupi-guarani, cujo significado é “pedra lisa”, ou “pedra escorregadia” (ita = pedra; pecerica = lisa, ou escorregadia).  Conta a lenda que nome se originou quando dois índios caminhavam sobre uma enorme pedra no centro de cidade. Um deles escorregou e disse: “ita!”; sendo que o outro respondeu: “pecerica!”.

Em 1877, através da Lei Provincial nº 33, de 08 de maio, foi Itapecerica elevada à categoria de vila, por ocasião da criação do Município de Itapecerica da Serra. Nessa data é comemorado o aniversário da cidade.

Inicialmente, o território de Itapecerica englobava as áreas onde hoje se encontram os Municípios de Taboão da Serra, Embu, Embu-Guaçu, Juquitiba e São Lourenço da Serra. Com passar dos tempos, estes distritos foram se emancipando. Por isso, a Itapecerica também é conhecida como cidade-mãe.

Comentários