Taboão faz parte dos 2% das cidades com “nome limpo” em todo o país
A cidade de Taboão da Serra é uma das poucas em todo o território nacional que está com o “nome limpo”. Dos 5.568 munícipios brasileiros, apenas 116 não estão negativados, o que representa somente 2% do total. Os dados são do Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC), divulgados na última semana.
Os números, segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), são inéditos, ou seja, nunca houve nos anos anteriores tantos municípios com “nomes sujos”. Para aferir o porcentual de prefeituras que estão com as contas em dia, são apresentados 15 itens. Em pelo menos um deles, 5.452 cidades ficaram comprometidas.
Negativadas, as prefeituras ficam impedidas de receberem transferências voluntárias e receberem e realizarem empréstimos para investimentos. Isso porque o sistema Cauc funciona como espécie de serviço de proteção ao crédito, similar ao que inclui pessoas físicas.
A situação é tão embaraçosa que pode afetar a economia do país, segundo o presidente da (CNM), Glademir Aroldi. “Isso atinge convênios, emendas parlamentares, obras que estão andando, obras paralisadas que precisam ser retomadas. Tudo acaba sendo dificultado e é algo muito grave. Isso trava o país", afirma
Os dois itens menos cumpridos pelas administrações municipais estão relacionados à falta de prestação de contas, ou seja, a não apresentação do Relatório Resumido de Execução Orçamentária, e o investimento de menos que o mínimo permitido na Educação, que hoje é de 25% do orçamento.