Coletores de lixo em Itapecerica ameaçam nova paralisação

Por Gabriela Pereira - Especial para o Jornal na Net | 9/04/2019

Os coletores de lixo em Itapecerica da Serra ameaçam uma nova paralisação. Esta pode ser a terceira desde o início do ano. Segundo alegam, a empresa contratante responsável pela limpeza urbana do município, a Construrban, não está pagando o vale-transporte e o vale-refeição na data correta e nem o convênio médico, o que gerou bloqueio nos serviços oferecidos aos coletores.

Por conta da situação, um protesto foi marcado nesta terça-feira, dia 9, em frente à companhia. “Eles não recebem [os benefícios] no dia combinado [...] A empresa deposita o dia que quer e em duas três vezes", disse um representante dos Sindicatos dos Motoristas de São Paulo, que acompanha o caso de perto.

O homem ainda informou à reportagem que a "empresa desconta dos trabalhadores no holerite, só que não paga o convênio e o convênio não atende os associados e nem os familiares deles [...] Muitos estão precisando passar no médico e não são atendidos.”

"Não tem asfalto no terreno lá [na garagem] e nessa chuva, os caminhões já saem atolados. Os motoristas trabalham em uma situação precária, uma sujeira muito grande", disse o representante do sindicato, informando também que os veículos não passam pela devida vistoria.

Essa é a terceira vez que se fala em paralisação entre os coletores. Em Janeiro, os colaboradores chegaram a parar no dia 17 para reivindicar pelos mesmo problemas, mas voltaram no dia seguinte após reunião com a empresa. No mês seguinte, porém, retornaram com a greve e chegaram a ficar três dias parados depois que a empresa, segundo relataram, não cumpriu o combinado, que era pagar os benefícios de forma integral, não fracionado, como estava sendo feito.

A reportagem tentou entrar em contato com um representante da empresa apontado por uma das funcionárias como o responsável por resolver responder os questionamentos, mas seu número de celular só dá indisponível. Já a prefeitura, que também foi contactada, respondeu por meio de nota que você pode conferir abaixo. 

A Prefeitura informa, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, que a interrupção na coleta de lixo na cidade no dia de hoje (09/04) foi ocasionada por uma ação do Sindicato da categoria. A empresa contratada para a realização do serviço, Construrban, vem cumprindo suas obrigações contratuais a contento, e a Administração Municipal tem realizado os pagamentos em dia.

Hoje pela manhã, no entanto, a Prefeitura foi pega de surpresa com a informação de que o Sindicato havia bloqueado a saída dos trabalhadores para realizar o serviço. Assim que tomou conhecimento do problema, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos contatou os envolvidos e exigiu a solução imediata, o que aconteceu.

Porém, há de se lamentar a atitude do comando do Sindicato, que não procurou o poder público no início da questão e efetuou medida absurda, de proibir os trabalhadores de saírem para realizar esse serviço essencial para os mais de 170 mil itapecericanos.

Caso fosse procurada anteriormente, a Prefeitura teria exigido a solução, evitando que a população fosse prejudicada.

Finalizando, o débito da Construrban com o Plano de Saúde dos funcionários já está quitado e a coleta de lixo segue regularizada no município. 

Comentários