Projeto Educação para o Trânsito vai alcançar 10.500 alunos das escolas municipais

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 20/03/2019

“Educação é à base de tudo”. Foi com esta declaração que o secretário de Transportes, Dr. Gerson Pereira, anunciou o início das ações do projeto Educação Para o Trânsito em Taboão da Serra. Nos próximos meses, escolas da cidade receberão a ação educativa, com foco na prevenção dos acidentes no trânsito.

As primeiras apresentações foram feitas para alunos da Emef Dr. Anísio Dias dos Reis, no Jardim Saint Moritz. Até o fim de maio, outras 12 escolas serão palco do espetáculo teatral. Ao todo, 44 apresentações, devem alcançar 10.500 alunos das escolas contempladas.

A intervenção cultural integra uma das fases do convênio firmado com o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. “Nesta etapa, trataremos da conscientização como elemento de prevenção dos acidentes nas vias”, lembra o secretário de Transportes.

Para a execução do projeto, a Secretaria de Transportes firmou parceria com a da Educação, que selecionou as escolas com estrutura física para receber as apresentações, e disponibilizou o público com faixa etária a que se destina a mensagem da peça teatral, composta por alunos dos ensinos Básico e Fundamental.

“A criança de hoje será o motorista de amanhã, e ações como estas ajudam a moldar o futuro cidadão, enquanto usuários das vias públicas nas condições de pedestre, condutor ou passageiro”, avalia o gestor. Além das apresentações nas escolas, haverá também intervenções de conscientização nas principais vias municipais.

O Errado e Certo no Trânsito dos Insetos

A loucura diária do trânsito, o estresse que isso causa, já são velhos conhecidos de quem mora em grandes centros urbanos. Pense como seria a mesma situação, numa floresta imaginária povoada por insetos, que se veem no mesmo dilema: como conviver de forma pacífica e respeitosa, no trânsito local.

Essa é a proposta do espetáculo “O Errado e Certo no Trânsito dos Insetos”, que traz orientações sobre as leis de trânsito para público infantil, de forma lúdica e divertida. No enredo, a Dona Joaninha, Dona Centopéia, o Louva-deus e o Besouro ensinam as crianças, de maneira interativa, a usar as vias da floresta.

Com aproximadamente 40 minutos de duração, o espetáculo traz lições como o significado das cores do semáforo, como atravessar a rua e usar corretamente a faixa de pedestres, além do respeito aos mais variados usuários das vias, para formar cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar a vida e o trânsito.

Comentários