Fernando Fernandes inaugura Centro de Educação Inclusiva e Escola Bilíngue para Surdos neste sábado, 16

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 15/03/2019

O prefeito Fernando Fernandes inaugura neste sábado, 16 de março, um prédio que abrigará dois equipamentos educacionais: o Centro de Referência de Educação Inclusiva (CREI) e a Escola Municipal Bilíngue para Surdos (EMEBS Monteiro Lobato). A entrega acontece às 10h, no CEMUR – Praça Nicola Vivilechio, 151, Jardim Bontempo.

Localizado na Rua Elizabeta Lips, nº 113, Jardim Bontempo, o prédio foi reformado pela Secretaria de Manutenção e conta com salas de aula, sala administrativa, elevador, banheiros, além de toda infraestrutura para o atendimento a alunos com deficiência, familiares e professores.

Para o prefeito Fernando Fernandes, a entrega do espaço marca um novo ciclo na educação. “Estes equipamentos são um marco na história da educação inclusiva municipal. É a concretização de um trabalho árduo em prol da inclusão plena que está sendo desenvolvido com maestria pelos profissionais da Educação”, afirma o prefeito.

Em funcionamento desde 2015, o CREI dividia espaço com o CMHR Amor Perfeito, no Jardim Ouro Preto. Já a EMEBS Monteiro Lobato funciona desde o ano passado no Jardim América, no prédio do antigo do CIADEVA.

De acordo com o secretário de educação, Prof. João Medeiros, a mudança de endereço é estratégica. “Optamos por trazer estes dois equipamentos para a região central, dentre outras coisas, para facilitar o acesso à população. Além disto, o novo prédio possui acessibilidade completa, com rampa e elevador, o que permite a locomoção e atendimento digno de todos”, explica o secretário de Educação, Prof. João Medeiros.

CREI e EMEBS

O Centro de Referência de Educação Inclusiva (CREI) tem como missão garantir a educação de qualidade para a pessoa com deficiência visando o pleno exercício de sua cidadania. O espaço conta com uma equipe multidisciplinar e já realizou mais de 10 mil atendimentos. “O CREI desenvolve diversos trabalhos como o acompanhamento integral e apoio aos alunos com deficiência, altas habilidades, transtornos e distúrbios de aprendizagem, atua na formação de professores, além de acolhimento das famílias de alunos com deficiência, dentre outras atribuições”, afirma Prof. João Medeiros.

Já a EMEBS Monteiro Lobato atende 45 crianças deficiência auditiva, seja surdez ou baixa audição. Na escola, os alunos são alfabetizados na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e, na perspectiva bilíngue, a língua portuguesa é a segunda língua ensinada. O atendimento é do Jardim I ao 9º ano em salas multiseriadas.

“Todos os alunos da EMEBS contam com transporte gratuito oferecido pela prefeitura. Além disto, em parceria com as Secretarias de Esporte e de Cultura, nosso alunos tem  aulas de educação física no CIE Monte Alegre e participam de oficinas de dança e de teatro no contraturno na Escola Muncipal de Bailado”, comenta a diretora Ana Julia Ikuta.

Serviço:

Inauguração CREI e EMEBS Monteiro Lobato
16 de março, às 10h
CEMUR – Praça Nicola Vivilechio, 151, Jardim Bontempo

 

Comentários