Taboão da Serra celebra 60 anos de emancipação nesta terça-feira, dia 19
Junto com ela, também nasceu Embu das Artes, que comemora sua emancipação na data de assinatura do decreto, enquanto Taboão comemora na data de sua publicação.
O município, localizado na região sudoeste da Grande São Paulo, ocupa o primeiro lugar no ranking nacional de densidade demográfica, com aproximadamente 280 mil habitantes, distribuídos numa áre de 20,478km², segundo aponta o Instituto Nacional de Geografia Estatística (IBGE).
Aos seus 60 anos, a cidade carrega em sua história uma série de conquistas em áreas importantes para o cidadão taboanense, como a chegada da sede do Corpo de Bombeiros, da ETEC, do BomPrato e do espaço Arena Multiuso. Taboão também alcançou a marca histórica em 2018 de ser a 4º cidade que mais gerou emprego em todo o Estado de São Paulo, lugar nunca alcançado por nenhum outro município da região.
Como conta a história, a cidade foi emancipada por pioneiros de Itapecerica e seu nome tem relação com uma planta chamada Taboa, que existia na entrada da cidade, onde hoje é o Largo do Taboão. Os mais antigos diziam que para chegar até o município, era preciso atravessar uma das duas pontes de madeira que existiam naquele local.
Apesar de ter se elevado como município apenas no ginal da década de 50, sua vida começou a ter fôlego em 1910, quando um vilarejo chamado Vila Poá foi instalado nas margens dos córregos Poá e Pirajuçara. No início eram poucas casas, a maioria chácaras que produziam batatas, cenouras e mandiocas, além de diversos pomares e algumas parreiras.
Para comemorar os 60 anos do município, a Câmara Municipal realizará nesta terça-feira, dia 19, um a sessão solene no Cemur, localizado na praça Nicola Vivilechio, a partir das 19h.