Creche recém-inaugurada por Fernando Fernandes no Pq. Pinheiros recebe 200 crianças em primeiro dia de aula

A creche recém-inaugurada no Parque Pinheiros recebeu nesta segunda-feira, 11, primeiro dia de aula, cerca de 200 crianças de 6 meses a 3 anos que aguardavam na fila de espera por uma vaga.

A PAC foi entregue na manhã de domingo, dia 10, e é fruto de uma de um convênio firmado entre a prefeitura e a Cáritas São Pedro Apóstolo. O equipamento é 7º da educação infantil inaugurado na gestão de Fernando Fernandes e, com ele, Taboão atinge a marca de 14º PACs convenidas com instituições sociais.

"O filho é a coisa mais importante na nossa vida, por isso a presença e a participação de vocês na formação destas crianças vai fazer a diferença lá na frente", disse o prefeito durante a cerimonia aos pais presentes, reafirmando assim a importância deles na participação da vida escolar dos filhos.

Ele também ressaltou o poder da educação na vida das pessoas e usou seu próprio exemplo para isso. "Eu nasci em um lar pobre, de uma famíla humilde, e lá trás entrei numa escola pública que tinha um bom ensino e me formei médico, e a educação e a minha profissão transformaram a minha vida", relembrou.

A deputada estadual Analice Fernandes também esteve na cerimônia e parabenizou o prefeito por "por priorizar a educação". Ela ainda disse estar muito feliz por poder participar da inauguração de um "importante equipamento". "A creche vai permitir que 200 crianças possam ser recebidas e ficaram em segurança enquanto as mães vão trabalhar tranquilamente. Nós estamos aqui comemorando a possibilidade destas crianças terem a suas vidas pelo processo educacional", destacou.

"Nós temos uma bela parceria feita, e através dela, muitas pessoas têm sido profissionalizadas aqui, por isso Taboão atingiu agora recentemente no ranking estadual o 4º lugar da cidade que mais empregou. O nosso projeto Lado a Lado profissionalizou só no ano passado mais de 3 mil pessoas", disse ainda Analice em relação às escolas profissionalizantes gratuitas criadas pela gestão municipal.

João Medeiros, secretário da Educação, além de ressaltar os resultados obtidos pela cidade no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que alcançou a nota 6.8 no ensino básico, também explicou que a parceria é como "se a prefeitura estivesse pagando escola particular para as crianças".

"Para cada criança matriculada no berçário, a prefeitura repassa 274,52. Mensalmente nós vamos repassar esse convênio aqui para a igreja mais de R$ 50 mil reais [...] esse dinheiro será para pagar todos os funcionários da escola, comprar os alimentos para merenda e equipamentos", disse.

Para ele, a gestão municipal está "costruindo uma base nacional com um bom currículo na educação infantil" e ressaltou que o trabalho também é feito "no campo das experiências, em que a a criança é estimulada, a partir de todas essas experiências, a aprender", finaliza o secretário.

A inaguração contou com a presença dos veradores Ronaldo Onishi, Priscila Sampaio, Aparecido Alves, Joice Silva, Johnatan Noventa e Rita de Cássia, além do ex-secretário da Educação professor Fenício, e de alguns secretários da Gestão.

Comentários