Educação de Taboão da Serra é destaque em premiação nacional que reconhece práticas inovadoras

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 24/01/2019

O ensino público municipal de Taboão da Serra ficou em destaque na última semana. A professora Susana de Paula Silva foi umas das finalistas da etapa Nacional do evento “Práticas Exitosas”, promovido pela Mind Lab, líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras. A professora apresentou a experiência “Alimentação Saudável”, desenvolvida com alunos do ensino fundamental da EMEF Prof. Oscar Ramos Arantes. O encontro ocorreu em 14 de janeiro, no Hotel Meliá Paulista, em São Paulo.

À ocasião, 19 professores finalistas de todo o país apresentaram as práticas docentes que utilizam a Mind Lab (Mente Inovadora), metodologia que usa jogos de raciocínio para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos alunos. No Brasil, cinco mil professores estão capacitados para aplicar a metodologia da Mind Lab em 17 estados brasileiros e Taboão da Serra está entre os maiores destaques da aplicação da metodologia no país. A professora taboanense concorreu na final com dez educadores na categoria Rede Pública. Já os outros nove finalistas estavam nas categorias Rede Privada e Ensino Médio.

O projeto desenvolvido por Susana de Paula levou os alunos a refletir sobre hábitos alimentares. “Verifiquei que as crianças traziam muitas guloseimas e não comiam a salada na hora do lanche. Como a escola trabalha o tema Meio Ambiente e propõe aos alunos do 2º Ano o tema alimentação saudável, resolvi abordar esta temática dentro da Mind Lab”, disse. “Posso dizer que em 23 anos de trabalho este é o melhor projeto, pois saiu da sala de aula. Recebi mensagens dos pais dizendo que os filhos mudaram os próprios hábitos e isto é o que a metodologia propõe o uso de jogos que realizam mudanças de dentro da sala de aula para fora, para as famílias, para a vida”, afirmou.

Sobre o fato de ser uma das finalistas do Práticas Exitosas, Susana afirmou que ficou surpresa, mas que a participação do concurso fez repensar sua profissão. “Não esperava chegar até lá, mas depois desta etapa comecei a ver diferente meu trabalho. Quando estava lá, na final, vi o quanto o professor faz coisas maravilhosas, isto me trouxe um encantamento maior e me senti valorizada”, finalizou Susana.

“É uma honra para nós conhecer projetos transformadores de professores que fazem dos jogos instrumentos de conexão entre a sala de aula e a vida dos estudantes. A troca de experiências positivas é fundamental para encontrarmos juntos os caminhos de evolução significativa na educação”, afirmou Sandra Garcia, diretora pedagógica da Mind Lab durante o Práticas Exitosas.

Além das apresentações, houve mesa redonda sobre os índices de avaliação na educação básica mediada pelo educador Mozart Neves, do Instituto Ayrton Senna, do estatístico do Insper, Ricardo Paes de Barros e do pesquisador do tema primeira infância, Dr. Daniel Santos, da Universidade de Ribeirão Preto-SP.

Mind Lab em Taboão

Em Taboão da Serra, a Mind Lab atende 9.469 alunos do Ensino Fundamental em 13 escolas, com a capacitação de 268 professores. Na EMEF Prof. Oscar Ramos Arantes a metodologia está presente há dois anos. As aulas da Mind Lab são realizadas a parte das demais disciplinas e acontecem uma vez por semana, sem dia fixo e tem duração de 50 min.

Segundo Camila Botelho Previatti, diretora escola os benefícios da metodologia são imensuráveis. “Não há como medir os ganhos da escola ou das turmas individualmente, pois os 16 professores trabalham com a Mind Lab. Posso dizer os alunos estão mais participativos, se envolvem e nem percebem que estão aprendendo, além disto tiveram um crescimento socioemocional muito grande e isto tem se refletido na comunidade”, afirmou Camila.

Já o secretário de Educação, Prof. João Medeiros afirmou que a Mind Lab já está deixando inúmeros legados. “Trabalhar com educação é investir hoje para um amanhã melhor e é isto o que a Mind Lab propõe. Transformações que partem da sala de aula e vão para toda a vida. Estas mudanças que contagiam toda a comunidade são marcas que já estão contribuindo para a construção de novas histórias”, declarou.

 

Comentários