"Operação Verão" retira 400 toneladas de lixo e entulho das ruas do Jd. Beatriz, em Taboão
A primeira fase da "Operação Verão, realizada no último sábado, dia 19, em combate a escopiões e mosquitos da dengue, retirou mais de 400 tonelas de lixo, entulho e materias inservíveis do Jardim Beatriz, em Taboão da Serra.
Durante a ação "Cata Bagulho", a Secretária de Manutenção, além retirar os lixos e entulhos que já estavam nas ruas, também deu espaço para que a população levasse os móveis e os materiais inutilizados para serem recolhidos.
O bairro é alvo de constante denúncias de descarte irregular de materiais, conforme diz o secretário da pasta, Daniel Bogalho, "Temos várias denúncias na região, mas só que as pessoas denunciam quando o material já está aqui. Precisamos que a denúncia seja feita no ato. A Prefeitura tira pelo menos uma vez por semana de 2 a 3 caminhões de entulho desse local", afirma.
O vereador Ronaldo Onishi, do SD, também participou da ação e fez um apelo para que a população pare de jogar entulho nas calçadas, especialmente a que fica ao lado da EMEI Anjinho, que, segundo ele, já virou um ponto viciado de descarte.
"Pedimos um apoio da população. Não podemos permitir que as pessoas insistam em jogar lixo nas calçadas, atrapalhando as nossa crianças e colocando em risco as suas vidas, já que precisam ir para a rua [para poderem transitar]", afirma o vereador, que pediu também aos munícipes ajuda na fiscalização.
Os entulhos e lixos abandonados a céu aberto nas ruas, além de atrapalhar a passagem de pedestres e deixar a cidade suja, também podem trazer doenças à população, já que atrem baratas, moscas, ratos, bem como escorpioões, que nesta época do ano saem dos esgotos e podem se esconder nestes lugares.
A operação também contou com a participação da Secretaria da Saúde, que orientou os moradores sobre os riscos e as formas de prevenção e aplicou, por meio da Zoonose, veneno contra os escorpiões na rede de esgosto nesta segunda-feira, dia 22. Da Defesa Civil, foram 80 homens empenhados na ação.
Os mutirões ainda estão previsto para ocorrer nas regiões dos bairros Jardim das Oliveiras, Suiná, Margaridas, Jardim Record e Comunitário. Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Saúde ou com a Secretaria de Manutenção.