Moradores de Itapecerica ficam sem água sete dias

A Falta de água que atingiu sete dias os moradores dos bairros Jardim Marilú e Paraíso, São Marcos, Nisalves, Elisa, Branca Flor, Lagoa, Santa Amélia e todo o bairro Parque Paraíso em Itapecerica da Serra causou transtornos para os moradores. Alguns precisaram comprar carro pipa, outros pegaram água da bica ou lavavam roupas e tomavam banho em casas de parentes. A falta de água aconteceu poucos dias depois da aprovação da renovação do contrato com a empresa.

“Se a Sabesp tivesse avisado com antecedência os moradores não passariam esse sufoco. Cheguei a comprar um galão, que paguei R$ 15,00 para tomar banho e beber água, porque ficamos sem água até para beber. Essa falta de água pegou os moradores de surpresa, a demora e a falta de informação também”, afirmou o morador Ezequiel do Jardim Paraíso.

Em matéria divulgada na última sexta-feira, a Reportagem do Jornal na Net esclareceu de acordo com a Sabesp o motivo pela qual a falta de água ocorreu. Mas, segundo leitores do site, a informação do retorno previsto para sexta-feira à noite ou sábado de madrugada não foi verdadeira.
“É uma tremenda falta de respeito com a população, com o consumidor, deixar a todos sem uma gota de água por tantos dias. Pelo telefone 195 a Sabesp deu informações falsas sobre o retorno do abastecimento, não se importando com os transtornos que estamos sofrendo. Eles não avisaram com antecedência. As contas nunca deixam de vir, mas precisamos agüentar esta falta de respeito”, comentou a moradora Paula.

Segundo moradores e leitores do site, a água não voltou na madrugada de sábado, o retorno começou no domingo, mas algumas residências em pontos mais altos não tiveram o abastecimento até o momento. De acordo com a nota divulgada pela Sabesp nesta segunda-feira, 10 de janeiro os serviços de manutenção foram finalizados por volta das 5 horas da manhã de sábado.

“Ainda no sábado, o Centro de Itapecerica foi abastecido. Ao longo do final de semana, todos os outros bairros foram abastecidos e hoje, segunda-feira, a situação está normalizada, exceto os pontos mais altos e distantes que demoram um pouco mais para serem abastecidos, mas até o final do dia, todas as residências já receberão água”, finalizou a nota.

Na sexta-feira, 7, a Sabesp informou que o problema de desabastecimento ocorreu em virtude de um vazamento na adutora de água de 600mm de diâmetro, localizada à Rodovia Armando Sales x Rua Teófilo Otoni (Branca Flor).

Contrato aprovado pelos vereadores

Única alternativa para a cidade, a Sabesp após apresentar o contrato e realizar diversas audiências públicas em Itapecerica convenceu, parcialmente, os vereadores a aprovarem o contrato. Sem exceção, todos os vereadores da Câmara Municipal de Itapecerica deixaram claro que pretendem fiscalizar o cumprimento na íntegra do contrato entre a empresa e a prefeitura de Itapecerica, especialmente no que se refere às obrigações contratuais da empresa.

O vereador José Maria lembrou que a empresa tem o prazo de 24 horas para tapar os buracos feitos no asfalto durante os serviços de ligação de água. José Martins criticou a atuação da empresa na cidade e alegou que seria preciso debater mais o contrato. “Meu voto vai impregnado de ceticismo. Em respeito aos vereadores dessa casa”, disse.

Já o vereador Clóvis Pinto mandou um recado claro à empresa. “O que aqui se aprova, se revoga, se renova, se altera. A Sabesp tem que ter isso claro para nos atender devidamente”, afirmou Clóvis Pinto.

Os demais vereadores seguiram o tom da fala dos pares. “Voto confiante de que a Sabesp vai cumprir as regras contratuais”, declarou Regina Corsini.


Comentários