Ecorpiões encontrados na maternidade de Embu vinham de cemitério que funciona sem licença sanitária
Após serem encontrados dois escorpiões em apenas um mês na Maternidade Municipal Alice Campos Mendes Machado, em Embu, a Prefeitura realizou, por meio da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Serviços Urbanos, um pente fino no hospital e nas imediações, na última sexta-feira, dia 4, e descobriu o que levou a aparição dos aracnídeos.
Segundo informou a gestão municipal, os escorpiões estariam vindo do Cemitério do Rosário, que fica a 800 metros da maternidade, pela rede de esgoto. Ainda de acordo com Prefeitura, durante a visita técnica no cemitério foi constatado que o local não possuia Licença Sanitária vigente.
"O local possui grande acúmulo de lixo, o que pode atrair animais sinantrópicos [...] o responsável deve realizar a limpeza periódica do local, assim como assegurar a contratação de empresa controladora de pragas e manter certificado de desratização e outros vissíveis ao público", informou o laudo da Vigilância Sanitária sobre o cemitério.
A empresa responsável pela administração foi notificada e, ainda segundo o documento, terá 10 dias para realizar a hienização do local e mais 20 para entrar com a documentação necessária para regularizar a situação.
Após conseguir indentficar a causa do surgimento dos escorpioões, a Prefeitura ainda realizou novamente toda a dedetização do local e das imediações.