Avanços e desafios do Consulti foram apresentados durante workshop

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 18/12/2018

O Conselho Consultivo da Sub-Região Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo (Consulti) realizou na terça-feira, 11 de dezembro, no Hotel Terras Altas, em Itapecerica da Serra, um Workshop com balanço dos trabalhos desenvolvidos nos últimos dois anos. O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa, atual presidente do Conselho, e os coordenadores das Câmaras Temáticas divulgaram desafios e importantes avanços para os oito municípios que fazem parte do órgão.

Em clima de avaliação e comemoração, Jorge Costa se mostrou emocionado com as conquistas e agradeceu a colaboração de todos que contribuem com o Consulti. “Onde teve consórcio e empenho do governo, a região desenvolveu. Acredito que a nossa região será completamente diferente a partir de agora”, defende o prefeito, que destacou o fato de 80% das propostas levantadas terem sido contempladas no PDUI - Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado.

O subsecretário de Assuntos Metropolitanos da Casa Civil do Estado de São Paulo, Edmur Mesquita, participou do evento e valorizou as ações do Conselho. Ele ressaltou a importância da integração das regiões, contou um pouco da história dessa tendência no Governo do Estado de São Paulo e explicou a necessidade de atuação para apontar caminhos de governança metropolitana.

“Hoje estamos finalizando um longo processo com um trabalho fantástico, realizado por todos os coordenadores e membros das Câmaras Temáticas”, discursou Brígida Sacramento, da Subsecretaria Estadual de Assuntos Metropolitanos. Ela falou sobre as dificuldades de criação do PDUI e da participação de todos dos oito municípios no processo.

A assessora técnica da Coordenadoria de Planejamento Ambiental do Estado, Márcia Maria Nascimento, trouxe uma ótima notícia. Os municípios de Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu e Embu das Artes receberam um documento de compatibilização com resultado da análise dos Planos Diretores Municipais com a Lei Específica do Guarapiranga. Isso dará maior autonomia para licenciamentos diretamente nas prefeituras, diminuindo a burocracia e possibilitando agilidade nos processos.

Durante o Workshop, foi exibido um vídeo institucional sobre o PDUI e, na sequência, os coordenadores apresentaram brevemente os avanços de cada Câmara Temática, são elas: Desenvolvimento Econômico (coordenador Ivo Farias), Meio Ambiente (Roberto Terassi), Mobilidade Urbana (Álvaro Sérgio Barbosa), Mineração (José Batista Rodrigues), Turismo (Sílvia Carvalho), Habitação (Aguinaldo Ferreira) e Segurança Pública e Políticas Sobre Drogas (Dra Patrícia, representando o coordenador Vereador Cido). Entre os destaques, maior autonomia de licenciamento para os municípios e avanços no transporte, como a viabilização da alça de acesso do Rodoanel na Rodovia José Simões Louro Jr, em Embu-Guaçu.

O mandato de Jorge Costa à frente do Consulti termina este ano. Para comandar o Conselho a partir de 2019, foram eleitos, por aclamação, o prefeito de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos (presidente), e Roberto Terassi, da sociedade civil (vice-presidente). Ambos agradeceram a confiança e prometeram dar prosseguimento com empenho para que o PDUI seja aprovado na Assembleia Legislativa em 2019.

Ao final, autoridades e participantes do Conselho Consultivo da Sub-Região Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo foram homenageados com troféus em reconhecimento pelo excelente trabalho realizado. Jorge Costa recebeu ainda uma placa de honra como homenagem especial pelos esforços e conquistas dos últimos dois anos.

Também participaram do Workshop, a prefeita de Embu-Guaçu, Maria Lúcia; presidente da Câmara de Embu das Artes, Hugo Prado; vereadores, secretários municipais e diversas autoridades do poder público e sociedade civil organizada de Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Taboão da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu das Artes, Vargem Grande Paulista e Cotia.

Comentários