Prefeitura de Taboão e Mind Lab premiam vencedores do concurso “Práticas Exitosas”

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 10/12/2018

O prefeito Fernando Fernandes, a diretora pedagógica da empresa Mind Lab Sandra Garcia e o secretário de Educação Prof. João Medeiros, premiaram na última semana os três professores da rede pública de Taboão da Serra vencedores da etapa municipal do concurso “Práticas Exitosas 2018”.  O encontro ocorreu na sede da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (SEDUC) e reuniu as equipes técnicas da pasta e da Mind Lab, além dos dez professores finalistas.
 
O concurso teve como objetivo reconhecer e compartilhar as melhores práticas utilizando elementos da Metodologia Mind Lab. A Mind Lab (Mente Inovadora) está presente em diversas escolas da rede municipal de Taboão e desde 2014 tem apresentado resultados significativos na vida dos alunos e dos professores que utilizam a metodologia que consiste no uso de jogos de raciocínio lógico para o desenvolvimento de habilidades para a vida.
 
Taboão da Serra inscreveu 39 trabalhos, dos quais dez foram pré-selecionados pela comissão técnica da Mind Lab para confecção de um banner e, os cinco melhores, foram expostos pelos respectivos professores durante o encontro. Destes cinco trabalhos, três foram escolhidos os campeões na etapa de Taboão da Serra.
 
Em primeiro lugar ficou a Profª. Susana de Paula Silva, que associou a metodologia Mind Lab a um projeto de Alimentação Saudável na EMEF Oscar Ramos Arantes. O segundo ficou com a Profª. Maria Aparecida Marta Santos, da EMEF Profª. Ana Mafalda Barbosa de Carvalho, que utilizou jogos para o desenvolvimento de atividades sobre ponto de encontro e ponto de referência. Já o terceiro lugar ficou com a Profª. Edinalva Barbosa Geremias Marcelino, também da EMEF Ana Mafalda, que desenvolveu o projeto “Quem sou eu? Profissões”, que levou pais para o cotidiano escolar e instigou nos alunos o senso investigativo através da metodologia detetive.
 
A diretora pedagógica da Mind Lab, Sandra Garcia, elogiou a atuação de Taboão da Serra. “A participação de foi fantástica, trabalhos espetaculares e que sempre tem um impacto na sociedade. Alimentação, ponto de encontro, coisas que depois as crianças vão usar na vida. Esta é nossa ideia: o jogo que promove a reflexão, o professor que faz a mediação e brincadeira lúdica que desenvolve habilidades para a vida. Acho que este é o nosso papel na sociedade”, afirmou.
 
A etapa final do concurso será na sede da Mind Lab, em 14 de janeiro de 2019. O trabalho que ficou em primeiro lugar em Taboão da Serra concorrerá com projetos de todo o país a uma participação em um congresso internacional de educação, a ser realizado em Budapest.
 
O prefeito Fernando Fernandes ressaltou que a qualidade da educação de Taboão da Serra é uma das melhores do país e que, dentre outras ações, a metodologia Mind Lab contribuiu para o aumento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). “Taboão da Serra obteve média 6.8 pontos no IDEB 2017, nota maior que a capital paulista e que a média nacional. Fico feliz em ver que os investimentos que estamos fazendo, como o a implantação da metodologia Mind Lab em algumas escolas, está surtindo efeitos positivos na vida de nossos alunos”, disse.

Comentários