Taboão da Serra recebe carreta do projeto Jornalismo em Movimento no combate às Fake News

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 14/11/2018

A Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, vai receber o projeto inovador chamado Jornalismo em Movimento, no combate às Fake News. A ação acontece na Praça Luiz Gonzaga, de 20 a 25 de novembro, das 10h às 19h.

O projeto consiste em uma carreta de cerca de 15 metros de comprimento que percorrerá quatro regiões do estado (Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e São Bernardo do Campo) e capital paulista, para combater a desinformação. Dentro da Unidade Móvel será possível ter acesso à informação de qualidade que permitirá ao público entender como as notícias falsas se propagam e seus impactos negativos. Para isso, várias ações estão sendo planejadas, incluindo quizzes gamificados, valendo pontuações e a entrada no Escape The Fake, jogo de fuga com enigmas jornalísticos.

“O objetivo desta ação é facilitar o acesso à informação de qualidade, estimulando o público a refletir sobre a forma como recebe, absorve e compartilha uma notícia, criando um maior senso crítico e engajamento na sociedade”, explica Leandro Siqueira, responsável pela Comunicação da Truckvan e curador de conteúdo do projeto.

Especialistas em checagem de fatos, jornalistas e autoridades dos mais diversos assuntos participarão de debates na carreta e ficarão à disposição para esclarecer dúvidas da população sobre temas variados, incluindo o mundo da tecnologia.
Durante a passagem da carreta por Taboão da Serra, os visitantes também poderão interagir com os apresentadores, portanto fique de olho na programação do projeto Jornalismo em Movimento.

As rádios Bandeirantes e BandNews FM transmitirão alguns programas ao vivo direto da Unidade Móvel. No dia 20 de novembro, a Rádio BandNews FM transmitirá o programa "Bandnews Duas a Dois" ao vivo, das 14h às 16h, direto da Unidade Móvel e entrevistará o Dr. Harley Nicola, gerente médico da FIDI (Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem), que abordará o temaMitos e Verdades sobre Câncer de Próstata, em campanha ao movimento de conscientização Novembro Azul.

Já no dia 24 de novembro, o jornalista Marcelo Duarte, da Rádio Bandeirantes, comandará o programa "Você é Curioso?", das 10h às 12h, e falará sobre o seu livro infantojuvenil "Esquadrão Curioso – Caçadores de Fake News".

O Jornalismo em Movimento conta com a parceria do Canaltech, UOL, Boatos.org e Comunicação Integrada, além do apoio institucional da ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão).

SERVIÇO:
Jornalismo em Movimento – Combate às Fake News
De 20 a 25 de novembro, das 10h às 19h
Praça Luiz Gonzaga, s/n, Pirajuçara.

Comentários