Prefeitura de Embu das Artes intensifica ações em prol da saúde do homem

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 13/11/2018

Após a campanha Outubro Rosa, é a vez da do Novembro Azul. Durante todo o mês, as unidades básicas de saúde em Embu estarão mobilizadas para atender e conscientizar homens sobre a importância de cuidar da saúde, principalmente a manter em dia os exames preventivos de câncer de próstata, a partir de 50 anos.

Quem tem histórico familiar, pode começar o acompanhamento mais cedo. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. Dados do Ministério da Saúde estimam 68.220 novos casos em 2018.

Existem alguns fatores que podem aumentar as chances de um homem desenvolver câncer de próstata. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com a doença, nove têm mais de 55 anos. Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são dificuldade de urinar, demora em começar e terminar de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Além do PSA, exame de sangue, o toque retal é imprescindível para avaliar a sensibilidade, consistência e limites da próstata.

Além da programação nas unidades básicas de saúde, o governo municipal está organizando um ‘Dia D’ com diversas atividades. Em breve, mais informações.

 

Comentários