Deputada Analice Fernandes e prefeito Bruno Covas inauguram Estação Morumbi-São Paulo

Por Assessoria de Imprensa | 2/11/2018

A deputada estadual Analice Fernandes inaugurou juntamente com o secretário de Transportes Metropolitanos Clodoaldo Pelissioni e com o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, a estação Morumbi-São Paulo, da Linha 4 do Metrô, no dia 27 de outubro.

“Uma grande felicidade participar da entrega da Estação Morumbi, vai facilitar a vida de muita gente e de muitos trabalhadores que precisam chegar ao centro de São Paulo. É a Linha 4 se aproximando da periferia, se aproximando de Taboão da Serra de Embu das Artes”, destacou a deputada Analice durante seu discurso na inauguração da Estação.

A Estação Morumbi fica há 4 km de Taboão da Serra, e é a primeira depois da Estação Vila Sônia, programada para ser entregue em 2020.

A Estação fica em frente ao Shopping Butantã e poderá ser acessada também pelo outro lado da av. Francisco Morato em passagem que ainda será entregue, assim como pátio de ônibus que está sendo finalizado.

A Estação passará os próximos 15 dias aberta das 10h às 15h, depois deste período entrará em horário normal de funcionamento, das 4h às 00h.

Até agora a Estação Butantã concentrava todo o fluxo de passageiros vindo da região e de outros municípios vizinhos graças ao seu terminal de ônibus. Com isso, nada menos que 80 mil pessoas utilizam essa estação diariamente. Uma parte desta fluxo, cerca de 12 linhas, deverão ser deslocadas para  terminal da Estação São Paulo-Morumbi, quando este estiver operando.Segundo o secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni o terminal será inaugurado em 45 dias. A previsão é que São Paulo-Morumbi movimente 26,5 mil pessoas por dia.

Estação Morumbi-São Paulo

Além do papel social de levar um transporte de qualidade para uma região com mobilidade complicada, a nova estação também foi comemorada pela torcida do São Paulo Futebol Clube. O clube de futebol era o único da capital a não contar com uma estação de metrô ou trem próxima ao seu estádio. Agora, São Paulo-Morumbi assumirá uma função importante para os frequentadores do estádio do Morumbi, distante cerca de 1,5 km da linha. E o primeiro teste para os são-paulinos ocorrerá no próxima domingo, 4 de novembro.

O governo e a ViaQuatro ampliarão o horário de funcionamento nesse dia, de 10h às 19h em vez de 15h para que a torcida possa usufruir da nova estação.

Com pouco menos de 28 metros de profundidade, São Paulo-Morumbi possui quatro pisos subterrâneos. Além da plataforma, há um mezanino metálico como em outras estações do ramal. A viagem entre Butantã e São Paulo-Morumbi leva cerca de 2 minutos e 45 segundos e percorre 2,4 km, uma das maiores distâncias entre estações do Metrô de São Paulo.

Com mais essa inauguração, a rede metroferrroviária soma 19 estações abertas em 2018, maior expansão de sua história. São cerca de 370 km de trilhos, contando a CPTM (273 km) e Metrô/ViaQuatro/ViaMobilidade (96 km).

Próxima estação será a Vila Sônia

Segundo estimativas da Secretaria de Transportes Metropolitanos a Estação Vila Sônia deverá ser entregue em 2020. Sobre a extensão até Taboão a decisão ficará com o futuro governador eleito João Dória.

“Trabalharemos para que a Linha 4 avance mais e mais rápido”, afirma Analice Fernandes.

Comentários