Pente-fino do INSS: termina nesta segunda prazo para agendar perícia

Por Outro autor | 13/08/2018

Termina nesta segunda-feira (13) o prazo para agendamento de perícia médica para 178,9 mil beneficiários do auxílio-doença e da aposentadoria por invalidez convocados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A perícia deve ser marcada pela Central de Atendimento da Previdência Social, no telefone 135. Quem não fizer o agendamento terá o pagamento do benefício bloqueado até que regularieze a situação.

Dos convocados, 168.523 são beneficiários da aposentadoria por invalidez e 10.412, do auxílio-doença. Segundo o INSS, eles estão há mais de dois anos sem passar por perícia médica.

Pente-fino 

O governo começou em agosto de 2016 o pente-fino nos benefícios pagos pelo INSS ao cidadão incapacitado de trabalhar. O exame atesta se o segurando continua sem condições de retornas às atividades.

O INSS envia uma carta para cada pessoa que precisa passar pela perícia. Caso a consulta não seja agendada, o pagamento fica suspenso até o convocado regularizar sua situação. A partir da suspensão, o beneficiário tem até 60 dias para marcar o exame e, se não procurar o INSS dentro desse prazo, o benefício é cancelado.

Comentários