Programa de Saúde da Mulher é referência em política pública em Taboão da Serra
Já faz tempo que Taboão da Serra supera as cidades da região no tocante às políticas públicas para mulheres. O município mantem consolidada e atuante a Coordenadoria dos Direitos das Mulheres que oferece atende psicológico e jurídico às vítimas. Em outra ponta possui o Programa de Saúde da Mulher que cuida do pré-natal, parto e se tornou referência em planejamento familiar
O coordenador do programa de Saúde da mulher, Dr. Antônio Carlos, explicou o trabalho que realiza no cuidado às mães, com protocolos baseados na humanização da assistência ao Pré-natal e parto.
Os serviços vão desde o planejamento Familiar, trabalho em rede, pelas UBSs, CRAS, Creas e clínica DST. Além disso, citou a oferta de anticoncepcional de longa duração como DIU, Mirena e implante subdérmico.
“Fazemos um trabalho específico para adolescentes e mulheres vulneráveis (busca ativa) e o método é inserido no mesmo dia. Fazemos grupos com adolescentes e abrigadas para orientações. Nosso objetivo é reduzir de forma efetiva o nº de gravidez indesejada e reduzir custos e impacto social”, afirma o coordenador, explicando que essa parte do programa já recebeu prêmios de reconhecimento por sua eficácia.
De acordo com o Dr. Antônio Carlos outra atividade importante é o programa de apoio ao aleitamento materno, com equipe de fono, dentista e Psicólogo. Atendimento hospital municipal e ambulatório. Fomos premiados no congresso de odontologia neonatal com essa iniciativa”, finaliza.