Professor de Embu realiza exposição de pinturas em telas para valorizar a autoestima de alunos
Alunos da Escola Estadual Rubem Carlos Ludwig realizaram no último dia 9 uma exposição de pinturas em tela. O projeto foi desenvolvido pelo professor de Artes Élcio Dias com o objetivo de valorizar a arte e a cultura além de valorizar a autoestima de alunos e incentivar a participação deles na comunidade. A exposição aconteceu na pracinha do bairro Santa Clara em Embu das Artes.
Com o objetivo de elevar o índice escolar e a participação de alunos na escola e na comunidade, o professor Élcio desenvolveu um projeto de pintura em tela onde os alunos puderam produzir suas próprias pinturas que foram expostas na pracinha do bairro e contou com a presença de alunos, professor, com a coordenadora pedagógica da escola Natália Pereira e a diretora Tania Fernandes, com pais de alunos e a comunidade.
Segundo Élcio o projeto pintura em tela foi criado com o objetivo de ampliar a permanência dos alunos sob a responsabilidade da escola e melhorar a autoestima dos mesmos.
Ele ainda ressaltou que a arte é uma forma privilegiada da representação humana e um instrumento essencial para o desenvolvimento da consciência, além de propiciar um contato consigo mesmo e com o universo.
“O projeto Pintura em Tela, foi criado com o objetivo de valorizar a arte e despertar neles o interesse pela pintura, além de aprender algumas técnicas, como pintar na tela e misturar as cores. Como a escola tem um índice de aprendizagem baixo pensamos que a procura ia ser baixa, mas foi surpreendente ver como eles se empenharam e descobriram que são capazes e que existe muito potencial neles. Foi gratificante e prazeroso. Com a arte aprendemos que é possível transformar”, disse o professor.
De acordo com a Coordenadora da escola Natália Pereira, a escola é de periferia e atende crianças carentes e com grande dificuldade no processo de aprendizagem. E essa ideia do Élcio revelou que existe muito potencial neles.
“Ficamos muito orgulhosos com os resultados. Foi lindo de ver e descobrir que mesmo com toda a dificuldade no aprendizado eles puderam produzir tanta coisa linda e descobrir o grande potencial que existe dentro deles. Foi lindo”, disse Natália.
Natália disse ainda que apesar da dificuldade no processo de aprendizado as crianças surpreenderam com as pinturas feitas nas telas. E que expor todas as telas em um lugar público e com a participação da comunidade e da família causou um grande impacto nos alunos.
Veja mais aqui.