Projeto de desenvolvimento infantil realizado em Embu das Artes foi tema de conferência nos EUA

Por Assessoria de Imprensa Prefeitura de Embu das Artes | 18/06/2018

Desde 2015, uma parceria firmada entre a Secretaria de Educação da Prefeitura de Embu das Artes e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) propõe meios de melhorar as habilidades cognitivas, sociais e comunicativas de crianças da pré-escola, a qualidade de vida das mães e diminuir o nível de violência doméstica.

É o projeto de pesquisa “Trauma Mental e Desenvolvimento Infantil”, idealizado pela professora Maria Conceição do Rosário, que possui expertise em educação infantil e desenvolvimento psicológico e é coordenadora da Unidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência (UPIA) da Unifesp. Recentemente, ela trabalhou com a Fundação ACEV e com o Centro de Estudo de Yale.

Em maio, esse projeto foi apresentado por Maria Conceição numa conferência da Universidade de Yale, na cidade de New Haven, nos Estados Unidos, onde ela descreveu a importância de programas de desenvolvimento na primeira infância e o processo de implementação de planos para suporte às mães, aos professores e às crianças com idade entre de 3 a 6 anos da rede municipal de ensino de Embu das Artes.

Os programas de apoio às mães e aos professores contribuirão para promover a saúde na rede, potencializar o progresso infantil por meio de intervenções que proporcionem o bem-estar materno e incentivar relacionamentos positivos entre crianças que moram em comunidades de risco, assim como seus pais e professores.

Esse projeto pretende implementar e avaliar criteriosamente o quanto os programas podem fortalecer a maternidade e melhorar as habilidades emocionais, comportamentais e sociais de crianças em idade pré-escolar do município. Ele integra setores de saúde e educação, através de programas de empoderamento que melhoram a parentalidade e a qualidade da interação entre pais-crianças, professores-crianças e pais-professores.

Comentários