Mais de 100 crianças marcaram presença no 1º Piquenique inclusivo do Projeto LIA em Itapecerica da Serra

Mais de 100 crianças estiveram presentes no 1º Piquenique inclusivo de Itapecerica da Serra do Projeto LIA (Lazer, Inclusão e Acessibilidade), que aconteceu no último domingo (10), no Del Verde Hotel, em Itapecerica. O dia foi de muita brincadeira para  os pequenos e seus familiares, que se divertiram com as narrações de histórias infantis, pintura facial e com a presença de palhaços, que animaram ainda mais o piquenique.

Segundo a responsável pelo evento, Luana Roberta, o piquenique foi uma forma de mostrar o quanto é importante proporcionar momentos como este para as crianças e, principalmente, reafirmar a importância da inclusão. “Todas as crianças brincavam bastante, pulavam, davam risada. Crianças com microcefalia, hidrocefalia, paralisia, autismo, todas brincaram. Crianças com ou sem deficiência brincavam umas com as outras”, ela comemora e continua:

“Foi um evento muito alegre, onde o mais importante foi mostrar que não podemos excluir e nem nos esquecer deles. Devemos sim, direcionar um olhar diferente para eles, que precisam de mais atenção”, ela diz.

       

Luana ainda tem muitos planos para melhorar a vida das crianças do município, como explica: “Esse evento foi o 1º em Itapecerica e não vamos parar! Faremos muito mais coisas e vamos brigar para trazer o parque adaptado para cidade também. Ver aquelas mães super felizes, pedindo para continuar com o trabalho, foi incrível!”.

O evento teve o apoio da Prefeitura Municipal de Itapecerica por meio da Secretaria de Educação, do Hotel Delfim Verde, que cedeu o espaço, recebeu doações de comerciantes e amigos e contou também com a ajuda de alunos da Faculdade Anhanguera de Itapecerica, que arrecadaram doações para o projeto.

Projeto LIA

O LIA é um movimento nacional de pessoas que querem difundir a importância da inclusão também na diversão. Além de cobrarem das autoridades a implantação de brinquedos adaptados em parquinhos públicos, o LIA reúne famílias, amigos e profissionais na busca pelo Lazer, Inclusão e Acessibilidade, conscientizando a sociedade de que as pessoas com deficiência também tem assegurado este direito.

O projeto nasceu em Curitiba-PR e está se difundindo, juntando-se a corações de mães de outras cidades, que se unem em torno de um sonho comum: ver seus filhos brincando com as outras crianças. E foi através deste sonho que Luana Roberta decidiu levar o LIA para a cidade de Itapecerica da Serra.

 

Comentários