Arte, homenagens e tradição acontecem na 11ª Semana da Cultura Japonesa

Por Assessoria de Comunicação de Embu das Artes | 12/06/2018

No ano em que se comemora os 110 anos da imigração japonesa no Brasil, a Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, realiza a "11ª Semana da Cultura Japonesa" entre os dias 15 e 30 de junho no Centro Cultural Mestre Assis do Embu (Largo 21 de Abril, 29, Centro). O evento é totalmente gratuito.

Sob a curadoria de Paulo Dud, a Semana da Cultura Japonesa terá inúmeras atrações, como as exposições coletivas “Nikkei Art & Craft” e a “Cerâmica Artística de Alta Temperatura".  

Na abertura do evento, uma homenagem será prestada ao ator e artista plástico Kenichi Kaneko, 83 anos. Nascido em Yokohama, Japão, ele imigrou ao Brasil nos anos 60. Aqui, como pintor, participou da 7ª e da 9ª Bienal Internacional de Artes de São Paulo e de Salões de Artes, como o Bunkyo. Kaneko também sempre se destacou com suas pinturas na exposição Nikkey de Arte e Craft da Semana da Cultura Japonesa de Embu das Artes. No mesmo dia, o grupo de taikô (instrumentos de percussão) fará uma apresentação.

A tradição também marca presença, com a Cerimônia Ecumênica em Homenagem aos Antepassados, no Cemitério do Rosário, e a Cerimônia de Nascimento no Templo Kobo Daishi, que acontece na Fundação da Seita “Shingon. Na Câmara, os vereadores realizarão a Sessão Solene dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil e a entrega do título de Cidadão Embuense a Sadao Nagata.

Programação completa

15 de junho
Abertura, homenagem a Kenichi Kaneko e apresentação de grupo de taikô (instrumentos japoneses de percussão)
Horário: 20h
Local: Centro Cultural Mestre Assis do Embu (Largo 21 de Abril, 29, Centro)

15 a 30 de junho
- Exposição Coletiva Nikkei Art & Craft. Artistas: Auro Okamura; Eiji Yajima; Graciela Wakizaka; Getsusen Kobasyashi; Hirimichi Moriyama; Yotaka Toyota; Yoshiaki Yatsunami; Yasuichi Kogima; Yugo Mabe; Iwao Nakagima (in memorian); Marli Takeda; Milton Takada; Mitico Aragaki; Nichio; Moriyo Kogima; Kaneaki Tada; Kenjiro Ikoma; Kenichi Kaneko; Kamori; Sakai (in memorian); Sérgio Massayuki Matukawa e Sussumo Harada
- Exposição de Cerâmica Artística de Alta Temperatura (coletivo de alunos do professor Kengiro Ikom)
Horário: 9h às 17h
Local: Centro Cultural Mestre Assis (Largo 21 de Abril, 29, Centro)

17 de junho
Cerimônia Ecumênica em Homenagem aos Antepassados 
Horário: 10h
Local: Cemitério do Rosário (Av. Elias Yazbek, 1713, Centro)

24 de junho
Cerimônia de Nascimento do Templo Kobo Daishi (1276) - Fundação da Seita “Shingon”
Horário: 11h
Local: Rua Professor Mario Osassa, 1273, Jd. Magali

27 de junho
Sessão Solene dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil e entrega do título de Cidadão Embuense a Sadao Nagata
Horário: 19h
Loca: Câmara Municipal de Embu das Artes (Rua Marcelino Pinto Teixeira, 50 - Parque Industrial)

Comentários