Doria apresenta propostas e fala das prioridades para região em entrevista coletiva
Durante visita à Taboão da Serra, o candidato do PSDB ao governo de São Paulo João Dória conversou com jornalistas na padaria La Ville e, em uma breve entrevista, apresentou balanço de suas propostas de governo para Taboão e região. Ele fez análises políticas, comentou a relação com Geraldo Alckmim e falou da expectativa em relação a votação da deputada Analice Fernandes. Veja abaixo a íntegra da entrevista.
Transporte
No transporte, a prioridade é dar continuidade a linha 4 do metrô, que está em obras e continuará em obras e, se possível for, acelerar para que ela possa ser concluída com mais brevidade.
O transporte de trilhos é sempre prioritário porque ele agiliza o procedimento de transporte, reduz o tempo das pessoas no destino ao seu trabalho e no retorno a suas casas e melhora o conforto também, porque normalmente você tem uma situação do metrô com ar condicionado e um grau de conforto melhor para a população.
Saúde
Do ponto de vista de saúde, apoiar a prefeitura nos seus programas e UBS . Também estudar a ampliação e melhora do Hospital do Campo Limpo, que é um hospital que pertence à prefeitura de São Paulo, mas que atende a população do Taboão. Essa é uma alternativa, eu diria, mais viável que a construção de um hospital, face as circunstancias da dificuldade financeira, mas sempre analisando as propostas do município.
A melhor postura de um governador é saber respeitar os interesses do município e respeitar o olhar também do prefeito, que conhece os problemas mais do que ninguém. Então essas seriam, nesses dois aspectos, as prioridades no âmbito do governo de São Paulo.
Extensão da linha 4 até Taboão
A idéia é exatamente essa, até porque o estudo já foi feito, o investimento está sendo realizado e não há razão para interromper, há razão para acelerar, inclusive, se possível. Mas este é o objetivo, portanto a resposta é positiva.
Segurança
Especificamente aqui para Taboão, nós vamos analisar a hipótese de ter aqui uma unidade da Polícia Militar do estado de São Paulo para que o atendimento seja mais rápido.
No âmbito do estado como um todo, é valorizar a Polícia Civil e a Polícia Militar e mantê-las integradas, não vamos separá-las, o que, aliás, é uma proposta equivocada do atual governo, do governo Márcio França. Não estou aqui fazendo críticas ao governo, mas apenas crítica a uma proposta que não considero adequada. É preciso manter a integração das polícias preservando as suas autonomias.
Outra tarefa é apoiar a Guarda Civil do município. A Guarda Municipal tem que ser apoiada, treinada e integrada ao programa de policiamento urbano da cidade, como fizemos na capital de São Paulo.
Valorizar muito o trabalho de inteligência da polícia, oferecendo condições técnicas para que a Polícia Civil juntamente com a Polícia Militar tenham mecanismos de tecnologia da melhor qualidade, porque a ação da inteligência evita o crime, evita o embate. Portanto, como conseqüência, menos ferimentos e menos vitimas de um lado e de outro, e o próprio policial também se sente mais protegido porque ele age preventivamente.
É preciso melhorar os equipamentos da polícia também, ter uma nova frota de automóveis. Vamos retomar o programa das unidades móveis, que foram interrompidos na Polícia Militar. Nós entendemos que as unidades móveis são boas, os trailers adaptados e condição de tecnologia dentro desses trailers para que, inclusive, o monitoramento de câmeras também possa ser feito através desses trailers e das chamadas unidades móveis da Polícia Militar.
Observar também a possibilidade de ampliar gradualmente o contingente, tanto da Polícia Civil quanto da Polícia Militar. Faremos isso de forma responsável, obviamente, obedecendo o orçamento do estado.
Apoio a Analice Fernandes
Analice tem condição para ser o que ela desejar! Ela foi muito bem votada, já assumiu o mandato e vem cumprindo-o brilhantemente. Ela é querida e respeitada pelos seus pares, não apenas o PSDB, quero ressaltar que até partidos de oposição hoje respeitam o desempenho que tem a frente do seu mandato.
Eu sou muito apoiador das mulheres, quero registrar isso. Portanto, Analice terá em mim um grande apoiador e um grande defensor. Vamos cuidar primeiro da eleição, nós temos que ir por partes e neste momento é garantir a vitória, trabalhando para que ela tenha uma votação ainda mais expressiva do que já teve nas últimas eleições. Condições e qualificações para presidir a Assembléia Legislativa de São Paulo não lhe faltam.
Alckmim
Ontem nós estivemos juntos pela manhã em uma longa e produtiva reunião. Não houve abalo algum, aliás, fake news você tem todo dia, com notícias que não são verdadeiras. Não houve nenhum abalo, nós continuamos juntos, unidos e fazendo e praticando as eleições.
O governador Alckimin tem um grande objetivo que é conquistar o Brasil para vencer as eleições, conquistando a oportunidade de ir para o segundo turno e, indo para o segundo turno, se tornar presidente do Brasil. Ele terá o meu apoio, aliás, o apoio incondicional. Portanto juntos na campanha, juntos na vitória.
Candidato a vice
Em breve nós anunciaremos. Estamos evoluindo nas coligações, evoluímos na semana passada com a chegada do PRB, que junto com o PSD e PTC formam um arco de aliança que já, hoje, nos dão um tempo de televisão bastante expressivo e um apoio que é pluralizado em prefeituras, vereadores, deputados federais e estaduais e a própria irrigação de partidos de expressão como esses. Na próxima semana, deveremos anunciar mais um partido e eu diria que, até o final do mês de junho, a definição clara de quem será o candidato a vice na nossa chapa.
Cassab
O Cassab já está conosco e é um aliado de primeira hora, aliás, um aliado importantíssimo. O PSD é um partido importante, tem tempo de televisão, tem prefeituras, tem vereadores, deputados estaduais e federais e a inteligência articuladora do Gilberto Cassab, ex prefeito da cidade de São Paulo, ministro de Ciência, Tecnologia e Comunicações e um dos maiores articuladores políticos do nosso país. Ele já faz parte desta coligação e tudo que fizermos daqui para frente, mesmo com outras legendas, passa também pelo entendimento com Gilberto Cassab.
A administração da capital será ampliada para o estado?
É ampliada para o estado. Uma cidade como São Paulo, que é a maior cidade da América Latina, terceira maior capital do mundo, é sempre um bom exemplo de exercício municipalista. Eu sou municipalista, quero reafirmar isso. Eu sei da importância do apoio aos prefeitos e os prefeitos serão apoiados incondicionalmente pelo governo do estado. Tanto é que nós vamos recriar a secretaria do interior.Não será uma secretaria política, será uma secretaria técnica, administrada por um técnico e o objetivo é que ela possa orientar os prefeitos e prefeitas para que os seus pleitos sejam bem aprimorados, não percam tempo solicitando o que não é possível atender, e tenham a otimização na formulação de suas propostas para que elas possam tramitar rapidamente e os recursos destinados as suas considerações.
Outra vantagem disso é que os prefeitos não terão que fazer périplo aqui por São Paulo, visitando várias secretarias, perdendo um tempo enorme, tomando chá de cadeira como muitas vezes tomam, isso implica na ausência do prefeito em sua cidade, despesa de viagem e isso tudo implica em prejuízo ao município.
Nós vamos otimizar com a secretaria do interior, e utilizar muita tecnologia também, eu sou totalmente favorável ao uso da tecnologia, hoje você tem a distância tudo que você tem presencialmente. Então, usar a tecnologia para facilitar o trabalho de prefeitos e permitir que os seus pleitos bem formulados sejam atendidos.
Bolsonaro
As pesquisas devem ser levadas em consideração, mas elas apenas refletem o momento. Bolsonaro é um candidato forte, jamais seria o meu candidato, nem a extrema direita e nem a extrema esquerda, nem Ciro Gomes e nem Bolsonaro, mas respeitá-los é prova de bom senso e respeitar também os índices que possuem neste momento.
O nosso candidato Geraldo Alckimin tem ainda uma boa estrada e uma boa oportunidade para crescer e a nossa campanha em São Paulo, com ajuda de prefeitos, de candidatos a Assembléia Legislativa, a câmara federal e ao senado vão contribuir para que ele possa melhorar a sua dimensão de pesquisa e se tornar um candidato para disputar o segundo turno e vencer as eleições.
Sobre o nome de Dória para presidente
Não me incomoda. Me dá felicidade, me dá alegria esta consideração. Mas quero deixar claro que o meu foco é o governo do estado de São Paulo, estou 100% focado para o governo do estado de São Paulo e volto a repetir: o meu candidato a Presidência da República chama-se Geraldo Alckimin. E não há plano B no PSDB, há plano a, “A” de Alckimin.
Ser comunicador ajudou?
Ajudou e muito! Eu fiz 8 anos de rádio e 25 anos de televisão. O fato de você ter esse exercício durante um período tão longo ajuda muito na comunicação, ajuda na facilidade de expressão, sobretudo no tempo de rádio e televisão. E também ao longo das entrevistas que fazem parte do dia a dia de um pré- candidato, ou de um candidato ou, no caso também, do período em que eu ocupei a prefeitura de São Paulo. Uma experiência útil que foi bem praticada no plano da política.