Programa Família Acolhedora é lançado em Embu para promover convívio familiar

As famílias de Embu das Artes terão a oportunidade de fazer a diferença na vida de crianças e adolescentes do município. É que, na quarta-feira, 23 de maio, será lançado na cidade o Programa Família Acolhedora. De acordo com o Ministério Público, atualmente, cerca de 30 crianças e adolescentes estão acolhidos em duas entidades do município.

O Programa consiste em cadastrar e capacitar famílias da comunidade para receberem em suas casas, por tempo determinado, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social, dando-lhes acolhida, amparo, aceitação, amor e a possibilidade de convivência familiar e comunitária.

"Essas crianças e adolescentes, apesar de contarem com excelente serviço de acolhimento dos dois abrigos existentes em Embu, sofrem pela falta de convivência familiar, enquanto esperam pelo retorno para suas famílias de origem ou pela adoção", afirma a promotora de Justiça Juliana Lourenço em convite encaminhado à reportagem do Jornal na Net.

A família de acolhimento representa a possibilidade de continuidade da convivência familiar em um ambiente agradável para a criança ou adolescente, mas é importante destacar que receber uma pessoa em acolhimento provisório não significa integrá-lo como filho. A família de apoio assume o papel de parceira no atendimento e na preparação para o retorno à família biológica ou substituta.

Toda a família acolhedora recebe, por seis meses, período determinado de uma adoção provisória, uma ajuda de custo de um salário mínimo. A maioria das crianças e adolescentes que participam do programa retornam aos seus lares, após o período de acolhimento em lares substitutos.

Cada família acolhedora deverá acolher uma criança/adolescente por vez, exceto quando se tratar de grupo de irmãos, quando esse número poderá ser ampliado.

Casais, mulheres e homens solteiros podem ser acolhedores. As famílias acolhedoras são selecionadas, capacitadas e acompanhadas pela equipe técnica do Serviço de Acolhimento.

O objetivo é que o programa seja implantado justamente para suprir essa falta que as crianças sentem do âmbito familiar e para melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes da região, que são separados de sua familia por ordem judicial.

O lançamento Do Programa Família Acolhedora será realizado no dia 23 de maio, a partir da 9h, no Auditório Cultural Mestre Assis, Largo 21 de abril, Centro de Embu das Artes.

 

Comentários