Força Tática fez 70 flagrantes, recapturou 25 acusados e vistoriou mais de 3 mil veículos desde que voltou para Taboão e Embu
Desde que voltou a atuar em Taboão da Serra e Embu das Artes, no dia 2 de dezembro, a Força Tática do 36º Batalhão da Polícia Militar realizou 70 flagrantes, abordou mais de 7,5 mil pessoas, vistoriou 3.250 veículos e recapturou 25 acusados por crimes como roubo, estupro, furto de caixa eletrônico, homicídio, latrocínio, entre outros. A Força Tática tem efetivo de 20 homens altamente treinados distribuídos em 3 viaturas e dois pelotões.
Os dados mostram a importância da equipe da Força Tática na segurança e justificam a revolta da população e das autoridades por causa da sua retirada.
“Números como estes trazem respaldo da Polícia Militar e o respeito dos cidadãos de Embu das Artes e Taboão da Serra. A Força Tática tem policiais treinados e vocacionados para o combate aos crimes de maior potencial ofensivo, como roubos e homicídios. Trazem temor dos criminosos ao saber o que estão enfrentando”, salienta o tenente Coronel Marcos Vitiello, comandante do 36° Batalhão da PM.
Ele destaca que a boa produtividade da Força Tática vem acompanhada sem nenhuma ocorrência de troca de tiros, lesões ou mortes decorrentes da atividade policial.
“A Força Tática vem mostrando que não compactua com a letalidade policial. Mas, se for da opção dos criminosos enfrentarem as equipes a tiros, serão revidados pela injusta agressão até se renderem, e serem submetidos ao sistema de justiça brasileiro”, observa.
A Força Tática deixou as cidades da região no final de 2016, passando a integrar o BAEP em Barueri. A retirada das equipes em Taboão e Embu provocou críticas e manifestações contrárias. Poucos meses após deixar os municípios a volta da Força Tática começou a ser discutida. A expectativa é de que a volta dessa equipe de elite da PM ajude a reduzir os índices de criminalidade nas três cidades da região.
A Força Tática é uma modalidade de policiamento tático ostensivo da Polícia Militar composta por policiais altamente qualificados, submetidos a permanente treinamento e qualificação. Os integrantes da Força Tática estão aptos a realizar intervenções rápidas em ocorrências de maior complexidade.