Quer estudar na Etec de Taboão ou Embu? Fique atento ao prazo de inscrição

Os estudantes de Taboão da Serra interessados nos cursos da Etec devem ficar atentos ao prazo de inscrições do processo seletivo das para o segundo semestre de 2018. As inscrições para o Vestibulinho das Etecs começam nesta terça-feira (24) e seguem até 25 de maio. O exame será realizado no dia 24 de junho.

A Etec de Taboão da Serra vai oferecer 40 vagas no curso de Desenvolvimento de Sistemas, para o período noturno. Já a Etec de Embu vai abrir 40 vagas para os cursos de Administração, Contabilidade, Desenvolvimento de Sistemas, Eletroeletrônica, Logística e Redes de Computadores.

O Vestibulinho traz como novidade a oferta de dois cursos técnicos inéditos. O de Arquivo, resultado da parceria com o Arquivo Público do Estado de São Paulo, será oferecido na Etec Parque da Juventude, na capital paulista. Já o de Desenvolvimento de Sistemas será ministrado em 75 Escolas Técnicas de diversas regiões do Estado.

O processo seletivo oferece 47,3 mil vagas para Ensino Técnico (presencial, semipresencial e online), Técnico integrado ao Médio na modalidade EJA, Especialização Técnica e para acesso às vagas remanescentes de segundo módulo.

Além das Escolas Técnicas, participam do Vestibulinho para o próximo semestre as classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a administração de uma Etec, pela parceria com as prefeituras do interior e da capital (aulas nos CEUs) e com a Secretaria Estadual da Educação.

Especialização

As 195 vagas para Especialização de nível médio são distribuídas entre cinco cursos: Enfermagem no Atendimento em Urgência e Emergência Intra e Extra-Hospitalar; Enfermagem do Trabalho; Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição; Panificação e Confeitaria; e Radiocomunicação.

Os interessados em fazer a inscrição devem ter concluído o Ensino Médio e cursado integralmente o Ensino Técnico associado ao curso de especialização, conforme relação disponível no site.

Vagas remanescentes

O Vestibulinho também oferece vagas remanescentes de segundo módulo para dez cursos técnicos: Administração online, Automação Industrial, Contabilidade, Eletrônica, Guia de Turismo online, Informática para Internet, Mecatrônica, Meio Ambiente, Química e Serviços Jurídicos.

O candidato deve ter concluído o Ensino Médio e ter experiência profissional na área do curso, mediante avaliação e certificação de competências referentes ao primeiro módulo.

Inscrições

Para se candidatar a um dos cursos técnicos oferecidos no segundo semestre é necessário ter concluído ou estar cursando a partir do segundo ano do Ensino Médio regular. Quem já fez ou está fazendo a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) deve apresentar uma das seguintes certificações: conclusão do Ensino Médio, declaração de que está matriculado a partir do segundo semestre da EJA, dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA, boletim de aprovação do Encceja enviado pelo MEC ou o certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas.

No ato da inscrição, o candidato ao primeiro módulo do Ensino Técnico, presencial e semipresencial, pode colocar como segunda opção outro curso ou período desde que oferecido na mesma unidade para a qual vai se inscrever. É preciso preencher a ficha de inscrição eletrônica e imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa de R$ 27,80. O valor deve ser pago em dinheiro, em qualquer agência bancária.

As Etecs disponibilizarão equipamentos necessários aos interessados em fazer a inscrição no Vestibulinho. Cabe ao candidato entrar em contato com a unidade para saber o horário de atendimento para essa finalidade.

Da Redação do Jornal na Net

Comentários