Restrição de caminhões em Taboão reduziu tráfego

Por Sandra Pereira | 7/12/2010

O primeiro dia de funcionamento da restrição do tráfego de caminhões nas ruas e avenidas de Taboão da Serra foi considerado tranquilo pelo o secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, Claudinei Pereira. Ele disse que a medida resultou na redução de 47% do tráfego de veículos pesados e contou com o apoio de caminhoneiros e das transportadoras da cidade. Desde o dia 6 de dezembro os caminhões só podem circular em Taboão de segunda à sexta-feira das 21h às 05h da manhã e sábado das 14h às 10h.

O secretário justificou que nos próximos dias não serão aplicadas multas nos veículos que porventura descumprirem os novos horários de circulação de caminhões na cidade.
A partir de agora os caminhões que entrarem em Taboão terão que portar um Requerimento de Cartão Caminhão (RCC), autorização especial que o isentará de multas dentro da cidade.

“Fiscalizar não é só multar é educar e orientar também”, observou, lembrando que a cidade ficou refém da medida adotada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab proibindo a circulação desses veículos pesados nas grandes avenidas da São Paulo.A decisão de Kassab empurrou o problema para Taboão e a cidade teve que encontrar meios próprios para minimizar o impacto negativo.

“Taboão ficou refém da medida de Kassab. Ele errou ao realizar uma mudança tão importante sem conversar com a região metropolitana, mas quero ressaltar que a decisão foi salutar”, defendeu Claudinei Pereira.

O caminhoneiro poderá fazer o cadastro do RCC no site da prefeitura. O formulário também está disponível na Semutrans (4787-3620), no Deptrans (Departamento de Trânsito) – Disk Transito 118 e no Atende (Central de Atendimento ao Cidadão). Com isso o requerente receberá um cartão que o isentará da restrição à circulação no município.

“O motorista vai preencher o RCC, o que autorizará a circulação do seu veículo no município. Esse RCC valerá apenas para os caminhões da cidade e os que a usam na logística de entrada e saída para as transportadoras, o comércio e indústria local”, explicou o secretário.

Claudinei Pereira lembrou também que, “os demais veículos pesados que utilizam o município como rota de passagem terão que se enquadrar nos horários estabelecidos por Lei, de segunda à sexta-feira das 21h às 05h da manhã e sábado das 14h às 10h. Essa é a maneira mais sensata que encontramos de não proibir de vez o fluxo desses caminhões em Taboão”.

Sobre um possível trânsito que pode ser formar no horário noturno por conta dessas mudanças o secretário comentou que, “esses congestionamentos não irão acontecer porque nesse período os caminhões terão melhor opção no circuito BR116, Francisco Morato e Elizeu de Almeida”.  
Para o prefeito de Taboão da Serra, Dr. Evilásio Farias, o município está sofrendo um desgaste da malha viária e um aumento significativo da frota com a chegada desses caminhões em Taboão. “Não podíamos apenas cruzar os braços e deixar como estava”, enfatizou o prefeito.

Atividades que devem requerer o RCC:

Acesso a estacionamento próprio; cobertura jornalística; ccoleta de lixo; concretagem; concretagem-bomba; correios; feiras livres; mudanças; obras e serviços de emergência; obras e serviços de infra-estrutura urbana; prestação de serviços públicos essenciais; remoção de entulho e transporte de caçambas; remoção de terra em obras civis; serviços de sinalização emergencial de trânsito;socorro mecânico de emergência; transporte de produtos alimentícios perecíveis.

Comentários