APT pede doações para manter inclusão de deficientes por meio do esporte em Taboão da Serra

Por Da Redação do Jornal na Net | 4/04/2018

A Associação Paradesportiva para Todos (APT), que faz Taboão da Serra ser referência em esporte paraolímpico está enfrentando uma grave crise financeira e precisa de ajuda para continuar participando das competições nacionais e internacionais que trouxe para a cidade vários títulos. Os cadeirantes atletas Marcelo de Marco e Evani Calado, medalhista olímpica, estão entre os que temem o agravamento da crise financeira da APT. Os dois são exemplos concretos de inclusão de deficientes no esporte. Ambos são campões de bocha adaptada com possibilidade de participar de vários campeonatos esse ano.

“Quem puder contribuir com a entidade vai ajudar a manter o trabalho sério de inclusão no esporte. Nós precisamos arrecadar mensalmente para manter nossos compromissos”, afirma Pedro Arnaldo, o Pedrinho, presidente da APT.

Segundo ele, esse ano Marcelo de Marco está de olho no cenário Nacional enquanto Evani Calado mira no cenário internacional. A Associação foi inaugurada em 2006, não possui fins lucrativos e é mantida por doações e patrocínios, que estão cada vez mais escassos, por conta da crise.

A bocha adaptada é uma modalidade paraolímpica, que possui quatro categorias e recebem nomes de BC1, BC2, BC3 e BC4. Na classe BC3, o atleta conta com o auxílio da caleira, que ajuda o competidor através de um dispositivo para movimentar a bola.

De acordo com Marcelo De Marco, que é campeão em várias competições de bocha, é preciso conseguir um patrocínio pontual para que o trabalho continue e, como ele mesmo diz, frutifique.

“Nós fazemos um trabalho de treinamento no céu do Campo Limpo e eles colaboram com cestas básicas para alguns atletas e para treinadores”, diz Pedrinho.

De acordo com ele, no começo do ano a dificuldade é maior, porque além das despesas fixas com treinador, fisioterapeuta, auxiliar de treinador e auxiliar técnico, ainda tem a taxa de arbitragem a ser paga, no valor de R$ 1.000,00 reais.

No momento, a APT atende cerca de vinte atletas, alguns já premiados, como Danilo Xavier, que é bicampeão na modalidade de base, e Evani Calado, que foi campeã paraolímpica em 2016, medalhista de ouro na bocha adaptada.

“A Evani está na seleção e disputará três campeonatos internacionais neste ano. Ela estará no Open do Canadá, Open em são Paulo e no Mundial, que será realizado em Liverpool, na Inglaterra”, explica Pedrinho.

A Associação Paradesportiva Todos fica localizada à Rua Elpidio José de Oliveira, 420, em Taboão da Serra. Se puder contribuir com qualquer quantia basta depositar na conta da APT, na Caixa Econômica Federal, agência:1365, operação: 003 e conta corrente:2814-5

 

 

Comentários