Medalha Laurita Ortega Mari encerrou atividades mês da mulher em Taboão
Como já se tornou tradição em Taboão da Serra, a entrega da medalha Laurita Ortega Mari, ocorrida neste sábado, 24, encerrou a programação do mês da mulher na cidade. A medalha leva o nome da primeira mulher eleita prefeita de Taboão. Ao todo, 26 mulheres foram agraciadas com a medalha Laurita Ortega Mari. Cada um dos 13 vereadores apresentou duas indicações, que foram aprovadas por unanimidade pelos demais. Este ano, a Câmara inovou durante o mês da mulher, com a realização de um Fórum marcado pela expressiva participação popular, que apontou um novo momento para as políticas públicas voltadas às mulheres de Taboão, passando pela destinação de recursos, criação do Conselho da Mulher, entre outras ações.
A Câmara de Taboão da Serra tem quatro vereadoras eleitas. É a que mais conta com a participação de mulheres em toda região. Além disso, está sendo presidida pela primeira mulher nos 59 anos de história da cidade.
Taboão da Serra também é o berço político da deputada estadual Analice Fernandes. Por todas essas razões o município é referência quando o tema é empoderamento feminino. Na prática, as mulheres estão em alta e buscam ampliar ainda mais seu espaço. A presidente Joice Silva sintetizou essa constatação fazendo balanço positivo do Fórum realizado na Casa e dedicando a homenagem a mãe da deputada Analice Fernandes, que ela classificou como incansável guerreira em favor de Taboão da Serra.
Na entrega das medalhas ficou evidente a importância de cada uma das agraciadas. Desde a médica que salva vidas, passando pelas diretoras de escolas, serviços e entidades, até as lideranças comunitárias que fazem na ponta, nos bairros carentes o papel essencial de ajudar a população.
Num discurso em que fez questão de citar e destacar cada uma das agraciadas, o prefeito Fernando Fernandes resumiu a mobilização permanente das mulheres. Disse que as mulheres tem lutado muito e conseguido vitórias importantes com essa luta que vem empreendendo. Para ele, em Taboão da Serra é nítido a força da mulher. “Aqui na Câmara temos quatro vereadoras, uma mulher presidente da Câmara, a Analice, que tem um trabalho e reconhecimento muito forte no papel da mulher na Assembleia Legislativa”, observou o prefeito lembrando que a deputada é autora de quatro leis essenciais para a causa das mulheres, entre as quais se destacam o registro das estatísticas dos crimes contra a mulher, que até pouco tempo ficava escondido dentro das estatísticas criminais gerais.
O vice-prefeito Laércio Lopes, um dos mais ativos agentes políticos da cidade, além de secretários municipais, convidados e familiares das homenageadas participaram da comemoração.
A medalha Laurita Ortega Mari foi criada após sugestão da enfermeira Selma Fátima, falecida em 19 de fevereiro de 2016. A primeira edição da medalha foi conduzida pela então vereadora Fausta Leite, as quatro edições seguintes foram organizadas pela vereadora Érica Franquini. Em 2017 a presidente da Câmara, Joice Silva, tornou a homenagem oficial.
“A entrega da medalha é um momento importante para as mulheres de Taboão da Serra. É um reconhecimento a luta delas e ao trabalho que realizam. A dona Laurita foi a primeira mulher prefeita de São Paulo e a segunda do Brasil. A história dela incentiva as mulheres a participar da vida pública”, afirmou presidente Joice Silva.
Quem também se emocionou durante a premiação foi a ex-vereadora Fausta Leite que falou da alegria de ter realizado a primeira premiação após aceitar a sugestão feita por Selma Fátima