Jacira e Sônia Maria recebem Cata Bagulho

A Defesa Civil de Itapecerica da Serra realiza neste sábado, 4 de dezembro, a penúltima Operação Cata Bagulho, desta vez, os bairros contemplados serão Jardim Jacira e Sônia Maria. O último bairro visitado será o Parque Paraíso no dia 18.

Com o objetivo de diminuir as enchentes na cidade, os integrantes da Defesa Civil realizam uma força tarefa para recolher todos os “bagulhos” que não tem mais utilidade para as famílias. Vale de tudo, colchões, sofás, geladeiras, pneus, fogões.

“A intenção é recolher o maior número de materiais possíveis para um local apropriado, permitindo a separação e reciclagem dos materiais, assim evitando que eles fiquem nas ruas e causem enchentes”, destacou Valter de Oliveira, diretor da regional do Jardim Jacira.

Cata Bagulho em Taboão
A Defesa Civil de Taboão da Serra realizou um balanço final da Operação Cata Bagulho do ano de 2010. Durante os 365 dias, de 2010, a Defesa Civil chegou a atender mais de 120 mil moradores de Taboão com a operação atingindo o seu objetivo que é de manter a limpeza e a ordem nas vias públicas da cidade.

O prefeito Evilásio Farias, ao analisar o relatório apresentado pela coordenação da Defesa Civil, foi categórico ao afirmar que, “quando criamos a Operação Cata Bagulho sabíamos da sua importância para Taboão. Sempre acreditamos que essa operação era uma ferramenta importante para combater os resíduos e restos de utensílios domésticos espalhados pela nossa cidade”.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Carlos Senna, a implantação da Operação Cata-Bagulho faz parte do calendário de trabalhos realizados pela prefeitura. “A administração sempre acreditou nessa operação e nos deu total apoio para desenvolver o trabalho. A população teve um papel importante no sucesso dessa operação porque eles participaram assiduamente de todas as ações do Cata Bagulho”.

Em um balanço geral do ano, Senna apresentou números que ultrapassaram as expectativas da sua equipe composta por 80 funcionários efetivos, 03 engenheiros e 02 fiscais. “Passamos por mais de 92 bairros, cerca de 1400 ruas e avenidas, 40 mil residências e comércios e atendemos mais de 120 mil moradores. Retiramos das ruas aproximadamente 500 caminhões com bagulhos o equivalente a 4500 toneladas”, lembrou Senna.
 
Vale ressaltar que o Cata Bagulho só retira das ruas sofás, geladeiras, televisores, computadores, guarda- roupas, camas, armários, fogões, estantes, colchões, máquina de lavar roupas, tanquinhos, cadeiras, mesas, aparelhos de som, aspiradores de pó, ventiladores, entre outros utensílios domésticos.

Ações da Defesa Civil
A Defesa Civil realiza outras ações, coordenadas por uma equipe de engenheiros como: Vistorias Técnicas de Risco em edificações; Vistorias de Risco em barrancos, principalmente ocupados por famílias de baixa renda; Acompanhamento técnico em obras emergências, Coordenação de Limpezas de vias públicas pós chuvas; Trabalho em conjunto com os Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana e Monitoramento de áreas de risco.

Planos para 2011
O Coordenador da Defesa Civil Carlos Senna, já traça planos para 2011 como a implantação dos Nudecs  (Núcleos de Defesa Civil), que irão integrar ainda mais as comunidades e a Defesa Civil nos trabalhos de prevenções. A implantação do AA Emergência que é um serviço integrado com o SAMU, GCM, Polícia Militar e por fim a campanha: “A DEFESA CIVIL SOMOS TODOS NÓS”.

Texto: Defesa Civil de Taboão da Serra – Ricardo Vaz

Comentários