Itapecerica supera Taboão em exames HIV
As cidades de Itapecerica e Taboão da Serra divulgaram nesta sexta-feira, 03 de dezembro, os dados coletados da Campanha Fique Sabendo de 16 de novembro à 1o de dezembro. Embu das Artes divulgará os números da campanha na próxima semana.
Superando a cidade vizinha, Itapecerica da Serra realizou 6.578 exames, sendo que 6.312 foram de testes convencionais (realizado através de um furo onde o sangue é coletado) e 266 dos testes rápidos (no último final de semana 27 e 28 de novembro). Já Taboão realizou 870 testes nas 14 unidades de saúde que colheram os exames, em 2009 a cidade realizou 400 testes.
“A cidade conseguiu superar a meta de seis mil exames e está na frente de muitos municípios, como Bauru. Somente um exame (no pós-teste) deu positivo. Cada ano que passa a cidade vai se aprimorando e os funcionários estão mais envolvidos na campanha. Coletamos três vezes mais do que no ano passado”, afirmou a Superintendente de Saúde, Michele Salles durante cerimônia de encerramento da campanha no Hotel Del Verde, nesta sexta-feira.
De acordo com Michele Salles o diferencial deste ano para o ano passado que foram contabilizados 2.970 exames, foi o pós-teste que foi desenvolvido em todas as unidades de saúde de cada bairro. “Este pós-teste foi importante porque ele oferece para o morador que descobre pelo teste que é soro-positivo uma orientação após o diagnostico. A sobrevida dos pacientes aumentou e a cidade trata muito bem dos pacientes com mais eficácia do que no ano passado”, finalizou.
Em Taboão, o diferencial de acordo com Ricardo A. Moraes, Gerente da Clínica de DST e Hepatites Virais foi criar na recepção da Secretaria de Saúde, outro pólo de orientação e prevenção em DST/AIDS. “No local contávamos com funcionários capacitados para indicar a importância da prevenção, do uso correto do preservativo e sobre a campanha de testagem. Também fornecemos insumos (folhetos e preservativos) a todos que procuravam a Secretaria”, explicou em nota ao Jornal.
A Clínica de DST e Hepatites Virais da cidade formou três equipes com funcionários da clínica, para realizar um “pedágio” nas ruas. Uma equipe na Rodovia Régis Bitencourt, próximo a Praça Nicola Vivilecchio, e outra, em frente a Clínica de DST e Hepatites Virais. “Neste trabalho, os profissionais distribuíam folhetos, preservativos e esclarecimentos sobre a AIDS, prevenção e o exame para detecção. Também percorremos o comércio local, além de divulgação dentro do ginásio de esportes e nas vizinhanças de cada UBS participante”, concluiu.
A cidade contou com 160 funcionários empenhados na campanha e 14 serviços de saúde realizaram o teste que teve a faixa etária de 13 até mais de 60 anos. A Secretária de Saúde de Taboão também distribuiu 18.000 unidades de preservativos.
A Clínica de DST e Hepatites Virais de Taboão continuará realizando diariamente a testagem para HIV e também para Hepatite C. Na parte da manhã (7h às 11h), o teste rápido para HIV (realizado na unidade) e o dia todo, para o teste convencional (exame com envio a laboratório). O teste para Hepatite C é feito na unidade e o resultado sai na hora.
Campanha em Itapecerica
Nesta quinta-feira, 02, o vereador José Maria (PT) apresentou uma moção parabenizando os Organizadores da Campanha e também educadores e universitários do Programa Escola da Família que aderiram a ideia e compareceram em grande número para fazer o teste no final de semana.
“Requeiro que seja encaminhada cópia para o Dr João Saleme (Coordenador DST-AIDS), à presidente da Autarquia de Saúde, Diretores das UBSs, à Dirigente Regional de Ensino, à Coordenadora e aos EPs do Programa Escola da Família”, pediu na moção.
Segundo a moção apresentada pelo petista apesar da diminuição de casos de pessoas com o vírus HIV, a cifra aparece alta. Dados da organização mundial da Saúde registraram que cerca de 33,4 milhões de pessoas em todo o mundo possuem o vírus no sangue.
O vereador assim como integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da prefeitura também realizaram o teste no período da campanha.
José Maria adere a campanha
Dados em Itapecerica
O bairro que somou o maior número de testes realizado foi Jardim Jacira, com 1.152. Na sequencia aparece o bairro Horizonte Azul com 973 testes. Parque Paraíso e Valo Velho bateram a casa de 600 testes. Os moradores do Branca Flor também foram fazer o exame, no bairro 546 testes foram realizados.
Serviço:
Clínica de DST e Hepatites Virais de Taboão da Serra
Endereço: Rua Pedro Borba, 259- Jd. Maria Rosa
Tel: 4135-3556/4787-8446