Em nova audiência, Câmara Municipal discutiu questão do IPTU no Saint Moritz

Por Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão | 11/03/2018

As comissões permanentes de Serviços Públicos / Atividades Privadas e a de Finanças e Orçamento realizaram uma nova audiência pública em conjunto na segunda-feira, dia 5. Os vereadores debateram sobre o IPTU no Jd. Saint Moritz, que em algumas casas apresentou um valor mais elevado do que no ano passado. 

O secretário da Fazenda, Adelço Buhrer, participou da audiência e mais uma vez explicou que os casos que apresentaram um valor superior ao do ano passado são porque as construções tiveram um aumento de metragem, gerando um IPTU mais alto. “Vários fatores são utilizados no cálculo do imposto, quantos metros possui a residência é um deles, se a casa aumenta, o valor tem que ser reajustado”, disse.

O secretário também explicou que em Taboão da Serra não houve aumento de IPTU, apenas uma correção de 2,75% referente a inflação acumulada no período. Sobre a reivindicação dos moradores que pediram a redução do imposto, Adelço explicou que o município não pode abrir mão de receita, o que configuraria crime de responsabilidade fiscal.

Os vereadores fizeram diversos questionamentos sobre o cálculo do IPTU. Segundo André Egydio, presidente da Comissão de Serviços Públicos, se algum caso apresentar erro de medição, é possível que o morador peça uma revisão. “Temos que analisar essa situação caso a caso, alguns moradores reclamam que ninguém foi medir os imóveis, então é possível que existam algumas incorreções”.

Para o vereador Ronaldo Onishi, presidente da Comissão de Finanças, a audiência foi positiva. “Tivemos avanços, pudemos entender melhor a situação como um todo e agora vamos conversar com o governo para tentar encontrar uma solução para esse impasse”.

Os moradores utilizaram da tribuna para expor suas dúvidas e reclamações. A principal reclamação feita foi em relação a grande diferença entre o IPTU pago no ano passado e pago nesse ano.

Durante a audiência pública, uma comissão de moradores foi recebida pelo prefeito Fernando Fernandes. Ele recebeu as reivindicações e disse que irá discutir junto com os vereadores uma série de ações que apresente uma solução para o caso.

Comentários