Prefeitura de Itapecerica da Serra reforça campanha de vacinação contra febre amarela
Após a primeira campanha de vacinação contra a febre amarela de 2017, com a imunização de mais de 30 mil pessoas em 16 e 17 de dezembro, a Autarquia de Saúde da Prefeitura de Itapecerica da Serra volta com a ação neste domingo (14) e no sábado da próxima semana (20), das 8h às 17h. A meta da campanha é imunizar toda a população, em todas as Unidades de Saúde da cidade, com exceção dos que pertencem ao grupo de contraindicações, conforme relacionado no final desta matéria.
“Nosso município está imunizando cerca de três mil pessoas por dia, sendo as Unidades Salvador de Leone, Parque Paraíso e Jardim Jacira as mais procuradas. Com o reforço nos próximos fins de semana nossa meta é atingirmos o maior número de moradores possível”, disse Michele Sales, superintendente da Autarquia de Saúde-IS.
Dados da Vigilância Epidemiológica da Autarquia-IS revelam que até essa quarta-feira, 10, foram vacinadas 64.856 pessoas. Com uma estimativa de 170.927 habitantes em 2017, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os números de imunizados correspondem a quase 40% da população.
A campanha preventiva de Itapecerica da Serra começou em dezembro de 2017, após os laudos de confirmação do vírus da doença em macacos bugios mortos encontrados no Potuverá, bairro com maior área verde da cidade. Além das campanhas, a vacinação continua disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBFs) e Unidades Saúde da Família (USFs) por tempo indeterminado.
Mas atenção, em virtude da alta procura pela vacina, e dos demais atendimentos realizados nas Unidades (odontologia, consultas médicas, entre outros), o horário de entrega de senhas para vacinação durante a semana, é das 8h às 14h. Independente do dia, para receber a dose disponível para a cidade, que vale para toda a vida, basta levar a carteira de vacinação, ou documento com foto, desde que não pertença ao grupo de contraindicações. Confira!
Não devem tomar vacina contra a febre amarela
- Pessoas com alergia ao ovo;
- Mulheres em qualquer fase de gestação;
- Mulheres amamentando bebês com idade abaixo de 09 meses;
- Pacientes portadores de HIV/ AIDS (somente com avaliação médica);
- Pacientes em tratamento com radioterapia/ quimioterapia;
- Pacientes que fazem tratamento com corticoides;
- Pacientes submetidos a tratamento com imunossupressores;
- Pacientes portadores de doenças autoimunes;
- Bebês com idade abaixo de 09 meses;
- Pacientes que já tomaram a vacina anteriormente;
- Pacientes portadores de doenças hepáticas, hematológicas, renais e neoplásicas.